Desde o seu lançamento no final dos anos 80 que Sandman é um sucesso, recentemente o quadrinho virou série da Netflix e ainda mais pessoas puderam conhecer os Perpétuos. Dentre os sete irmãos, entidades eternas presentes no umiverso, Morte é a mais carismática. Neil Gaiman que criou os personagens buscou trabalhar a contraste do carisma vir de um ser responsável por uma condição tão temida pela humanidade. Esse encadenado traz duas histórias completas: "Morte: O Alto Preço da Vida", "Morte: O Grande Momento da Vida" e algumas outras histórias curtas. Essa edição do selo adulto Black Label da DC foi publicada pela Editora Panini em setembro de 2022.
Morte: O Alto Preço da Vida
Sexton Furnival é um adolescente que está pensando seriamente em se matar, ele sai de casa meio que sem rumo na vida e acaba perambulando por um lixão, lá uma geladeira cai sobre ele e Morte aparece para ajudá-lo, após os dois ficarem amigos, uma idosa chamada Hetti Maluquete aparece e ameaça matar Sexton caso ela se recuse a encontrar um objeto que ela chama de seu "coração".
Ainda que essa história possua roteiro de Neil Gaiman, criador da personagem, a narrativa não tem nenhuma relação com terror ou com o teor existencialista que Sandman ficou conhecido. O foco acaba sendo conhecer a personalidade de Morte como se ela fosse apenas uma humana. Por isso não há nada de tão fantasioso, a maior parte do tempo é como se fosse apenas um longo passeio. Se você ignorar a expectativa de ler algo com a qualidade de Sandman, vai encontrar uma divertida história para jovens com um humor bem sutil. Inclusive eu gosto que o traço de Chris Bachalo vai ao encontro da proposta com um estilo de arte bem adolescente, alternando em alguns poucos momentos com um traço detalhado voltado para o terror.
Morte: O Grande Momento da Vida
Foxglove é uma cantora cuja carreira a impede de estar junto à sua namorada e inclusive de assumi-la, já que para vender discos o seu talento precisa estar associado ao desejo que ela desperta e, para o seu produtor, assumir a sua homossexualidade afastaria parte do seu público heterossexual. A distância além da saudade traz outros problema, como por exemplo, quando ela recebe um aviso de que deveria rever a sua namorada imediatamente e quem a avisou havia acabado de falecer. Só depois disso é que ficamos sabendo que a Morte já havia feito um acordo com o casal anos atrás.
Se a primeira história trata sobre a importância de perceber os prazeres da vida, essa traz um alerta sobre a sua brevidade. Porém o roteirista Neil Gaiman tem uma visão particular sobre a personagem que possibilita que ele fuja da obviedade.
Os desenhos são de Chris Bachalo e de Mark Buckingham, o traço vai no mesmo estilo leve e jovial da história anterior. Inicialmente eu não gostei disso, já que como a história era mais delicada e trazia alguns acontecimentos impactantes, eu preferiria que Bachalo tivesse utilizado o traço que ele utiliza em A Roda (um dos contos que vem no final dessa edição). Porém o fato é que para Gaiman a Morte e a morte, isto é a entidade e o fenômeno são coisas triviais e que somos nós que damos o aspecto trágico para aquilo, por isso ele preferir que o traço fuja do rebuscamento típico das histórias de terror. Em ambas as histórias, as narrativas se baseiam em longas conversas sobre as coisas da vida e traz uma pitada de reflexão. Nessa história contudo foi possível que a protagonista aparecesse mais caracterizada como a entidade que já conhecíamos, o que acaba suprindo as nossas expectativas.
Eu gostei bem mais dessa história do que da primeira pelo mistério e como as reflexões são conduzidas. Eu já estava satisfeito com o final mas Gaiman acabou fazendo um Epílogo bem curto mas que acrescenta um tempero que acaba melhorando muito a história.
Sobre as três histórias curtas há dois destaques: A Roda que foi feita após a tragédia do 11 de setembro e que traz uma mensagem interessante para aquele momento desolador. Morte Fala da Vida é uma outra história curta excelente pra se usar em sala de aulas com adolescentes para abordar a temática da AIDS, principalmente após o sucesso da série, ver a Morte explicando como evitar o vírus certamente atrai atenção desse público.
O fim da existência de uma pessoa traz várias sensações ruins já que pessoas ao seu redor passaram muito tempo nutrindo afeição e apego a ela. Esse sentimento não pode ser minimizado e nem o autor dessa obra se propõe a isso. O fato é que Morte é uma entidade que está além dos sentimentos pessoais dos mortais e até necessita se aproximar deles para compreender isso. Porém o fato é que o fim faz parte da continuidade da vida e para a existência isso não é o desastre que cada um de nós sente quando uma pessoa querida se vai. Morte não representa o meu melhor amigo, ela representa o universo. Eu enquanto ser mortal que busca permanecer vivendo vou comprar continuar mantendo um certo receio de desencarnar até mesmo para que isso me motive a aproveitar e resguardar melhor a minha própria vida.
Eu tenho uma satisfação especial por essa série ser em capa cartonada que permite uma leitura bem mais prazerosa sem o peso desnecessário das edições de capa dura. É uma pena que o papel é aquele papel brilhoso que a Panini adotou para todas as suas publicações.
Sandman Apresenta 1 é um quadrinho que decepciona ao leitor que busca a mesma complexidade de Sandman. As histórias são conduzidas de maneira simples e com muito diálogos. Como Neil Gaiman se garante no texto e o tratudor Jotapê fez um bom trabalho, após o mal estar inicial é possível encontrar uma ótima história principalmente quando a gente entende que Morte para Neil Gaiman, ainda que seja algo trágico para os vivos, é uma passagem bem tranquila e que pode ocorrer a qualquer momento, por isso essas são histórias cuja protagonista compreende e ensina sobre o quão valiosa é a vida.
Ficha técnica:
Publicado em: setembro de 2022
Licenciador: DC (Black Label)
Categoria: Edição Especial
Gênero: Fantasia
Status: Em circulação
Formato: (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada
Preço de capa: R$ 74,90
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