Hulk - A Manhã Seguinte: primeiro arco da fase de Bruce Jones

Capa de The Incredible Hulk 34 publicado pela Marvel Comics

Esse arco inicia uma nova fase para O Incrível Hulk e em vez da típica perseguição pelos militares no deserto, a sua luta com supervilões ou alguma nova mutação, as tramas envolvem mistério num clima de espionagem! Assim ainda que Bruce Banner esteja fugindo como sempre, a gente não sabe muito bem do quê e muito menos do por quê! Esse não é apenas um novo status quo mas é uma mudança na narrativa que nem parece um quadrinho de super-herói. Esse primeiro arco foi publicado nos números 4 e 5 da revista "Hulk e Demolidor" pela Editora Panini em maio e junho de 2003. 

O roteirista Bruce Jones apresenta na sua primeira edição os elementos de mistério que vão compor a sua narrativa: Bruce Banner vê na tv que o garoto Ricky Myers morreu e o Hulk é apontado como o responsável.  Como de habitual, Banner não lembra e para conter a fera que carrega dentro de si, o cientista utiliza técnicas de Yoga para poder conter as suas emoções. Além disso, durante toda a trama, através de um computador, ele se comunica com alguém chamado "Sr. Blue". Essa pessoa refere-se a Banner como Sr. Green. Logo na primeira edição, o Gigante de Jade aparece em apenas um quadrinho de uma imagem não nítida de uma tv. Assim, ainda que o título seja Hulk, toda a trama ocorre com Bruce Banner. Na segunda edição finalmente é mostrado que o protagonista está sendo perseguido, mas não por um exército que gera um pânico generalizado, mas por agentes disfarçados que agem de maneira bem discreta com a intenção de capturá-lo. 

Página interna de The Incredible Hulk 34


Esse enredo já mostra que essas histórias possuem um clima muito diferente daquele que o personagem sempre foi visto. A trama típica de super-herói dá lugar a uma história de espionagem e o monstro do título parece ser apenas um elemento surpresa a ser mostrado num momento bem específico, surpreendendo a leitura numa rápida cena de terror. Esse primeiro arco consegue gerar uma grande expectativa pela qualidade do roteiro e a forma brilhante como ele é conduzido. 

Para ficar ainda melhor, o desenhista John Romita Junior consegue aproveitar muito bem as páginas com e sem diálogo, já que a expressividade dos seus personagens explica toda a situação. Ele é conhecido por suas batalhas épicas que também aparecem no primeiro arco de forma sutil mas o artista mostra a sua versatilidade na condução de cenas simples em que a troca de olhares diz tudo.

Hulk A Manhã Seguinte é um excelente inicio para a fase do roteirista Bruce Jones. O autor vai com o pé na porta com a ousadia de transformar a história de um monstro descontrolado em uma perseguição a um brilhante cientista. Isso pode decepcionar ao leitor que tem uma expectativa bem fechada de como deve ser as histórias do Hulk. Por outro lado, para quem está cansado do mais do mesmo, encontrará uma história muito bem conduzida tanto pelo texto quanto pelos desenhos. 

Página interna de The Incredible Hulk 35


Leia também:

Hulk - A Escada em Espiral

Hulk - o acerto de contas com o Abominável

Hulk - A Morte de Betty Banner 

Hulk - o mistério da ressureição do General Ross

Hulk - um cavaleiro do Apocalipse


Comentários