Esse é um quadrinho autobiográfico que conta a história de uma mulher que consegue realizar o desejo de vivenciar um grande amor. Ela se casa com um homem 16 anos mais velho, que havia se separado e estava criando dois filhos. Porém ela descobre que aos poucos ela idealizou uma pessoa e que ela estava vivendo na verdade um relacionamento abusivo. A Zarabatana Books publicou em outubro de 2023 essa história tocante.
A francesa Valentine Safatly traz um roteiro simples mas tão tocante a ponto de a gente perceber quando a vivência de uma experiência amorosa pode ser uma barca furada. Isso porque ela até expressa esse sentimento que é notadamente não correspondido pelo seu companheiro. O avançar das diversas situações em que aquele relacionamento vai se transformando nos faz lembrar de algum dos nossos relacionamentos ou de casais que a gente conhece em detalhes a sua história. Ela traz no seu argumento um certo tom de linguagem poética com as suas metáforas tão bem colocadas, isso juntamente com o drama crescente da história, faz com que a gente fique ainda mais envolvido na leitura.
Da mesma forma que o texto, o seu traço é simples mas traz recursos que o engrandece. A maneira como ela demonstra as emoções dos personagens na sutileza da intensificação dos tons de preto ou em outros recursos visuais faz com que o seu traço chame a atenção. A construção das páginas varia entre o óbvio ao surpreendente. Safatly também explora outros elementos dos quadrinhos como a escolha das fontes dos balões, por exemplo, deixando claro exatamente sobre a frieza do seu marido em contraste da inocência da protagonista.
É inegável que os relacionamentos abusivos ocorram com uma frequência muito maior com os homens como algozes. Porém quem, independente do gênero, já teve alguns relacionamentos, possivelmente já passou por essa situação em estar completamente cego por ser levado por um sentimento intenso. A nossa inexperiência na adolescência não permite que a gente enxergue aquilo que é óbvio para quem está de fora. Nesse momento por mais que a vítima não esteja fazendo nada de errado, a obsessão por aquele sentimento tão intenso faz com que a gente, além de sofrer abuso, sinta culpa por tudo aquilo que está ocorrendo. É apenas quando conseguimos sair daquela relação danosa que conseguimos olhar pra trás e entender que aquilo durou muito mais do que deveria. Essa é a sensação que eu tive ao passar as páginas e acompanhar todo o sofrimento da protagonista, uma vontade de gritar "SAI DAÍ AGORA!". Contudo eu sei o quanto isso seria inútil! Infelizmente alguns sofrimentos terão que durar o suficiente para que a pessoa consiga perceber por si mesma. Nesse aspecto essa obra pode ser útil como o alerta para quem está tão cego quanto a protagonista, quem sabe as reflexões da leitura inclusive não desperte nesse leitor o insight necessário.
Enquanto eu estava lendo eu me incomodava com o título e lembrei diversas vezes de uma música que eu conheci na voz de Leoni. É a música "Falando de Amor" que conceitua bem o que NÃO É amor. Contudo ao ler a obra por completo eu vejo que o título tem a sua razão de ser e que é possível amar por um tempo uma pessoa que tem uma visão deturpada desse sentimento ou que nem se importa com isso. Quando essa relação passa a apresentar diversos tipos de violência e passa a causar muito mais danos a vítima é de se questionar inclusive se o que ela sente é realmente amor ou se configura como uma maneira de se auto-flagelar.
Esse Amor é um excelente quadrinho que nos ganha exatamente pelas suas contradições, seja na simplicidade de argumentos ainda que profundos ou na crueza de um traço que consegue inserir elementos que tornam a narrativa ainda mais tocante. É claro que quem está sofrendo ciente de um relacionamento abusivo, não é uma leitura indicada. Mas para todas as demais pessoas independente de gênero, é uma leitura que eu recomendo. Quem sabe poderia ser inclusive um presente discreto a quem não percebe o que está acontecendo consigo com a cegueira e a dependência que um sentimento tão intenso quanto a paixão proporciona.
Ficha técnica:
Publicado em: outubro de 2023
Licenciador: Valentine Safatly & La Boîte À Bulles
Categoria: Edição Especial
Gênero: Drama
Status: Edição única
Formato: (16 x 22 cm)
Preto e branco/Lombada quadrada
Preço de capa: R$ 58,00
Comentários
Postar um comentário