ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS
Um Barry Allen enlouquecido acaba atraindo a atenção de outros super-heróis, inclusive fora da Terra! Um representante dos Darkstars tenta deter esse Flash sem rumo até que o Lanterna Verde Hal Jordan aparece pra tentar entender a situação. Um mistério inclusive pra Joel Ciclone que junta outros velocistas pra deter o ex-policial que voltou a vida. Já o Flash daquela época, Wally West, tinha que conviver com a profunda decepção de ter seu maior ídolo agindo como um vilão, isso até ele encontrar um elemento que poderia revelar toda a verdade. Esse encadernado publicado pela Editora Panini em outubro de 2023 traz duas histórias inéditas e histórias publicadas pela primeira vez nas revistas dos Novos Titãs 120 e 121 em março e abril de 1996 pela Editora Abril e no encadernado DC Comics - Coleção de Graphic Novela número 44 publicado pela Editora Eaglemoss em julho de 2017.
Essa edição desvenda o mistério do Barry Allen maligno com um roteiro muito bem amarrado por Mark Waid. Ele reaproveita um antigo vilão de Barry chamado Eobald Thawne, o professor Zoom, que foi assassinado por ele anos atrás. Em vez de ir pelo fácil caminho da ressurreição, o autor aproveita o enredo de viagem no tempo pra justificar o retorno do vilão e insere elementos que justificam como ele poderia saber tanto a respeito de Allen a ponto de se passar por ele para seus entes queridos.
Como se trata de um excelente roteiro, não foi preciso utilizar recurso como um deux ex Machina, bastou inserir elementos emocionais nos personagens, que foi o suficiente pra convencer o leitor de que a trama fazia sentido. Como é comum histórias com força narrativas deixarem marcas, essa deixou uma consequência que perdurou por um tempo nas histórias posteriores, Joel Ciclone teve a perna quebrada e ficou alguns meses sem utilizar dos seus poderes. O outro roteirista Gerard Jones escreveu a primeira história, uma história do Lanterna Verde em que o Flash faz uma participação especial e se conecta a esse enredo do Barry maligno.
Essa edição contou com os desenhos de Claude St. Aubin, Greg LaRocque, Patrick Zircher e Pop Mhan. Eu destaco a mudança no estilo do desenhista principal Greg LaRocque que abandona aquele traço mais diferente com imagens retorcidas, passando a utilizar um traço mais comum. Contudo ele insere o efeito de colocar o mesmo personagens em várias imagens num único quadro, isso pra passar a ideia de continuidade do movimento pra que a gente possa perceber tudo o que acontece em milésimos de segundos. Por isso, quando isso acontece numa luta entre velocistas, que utilizam os poderes de maneira criativa, fica ainda melhor.
A Saga do Flash 4 conclui com grande estilo o mistério do retorno de Barry Allen. O roteiro utiliza elementos do passado do segundo Flash sem modificar os acontecimentos dessa época. Além disso os aspectos emocionais contribuem para a trama sem parecer piegas. Essa é uma história muito bem conduzida e que sabe explorar bem as personalidades dos antagonistas e por isso diverte tantos os leitores que foram adolescentes nos anos 90 quanto quem tem vontade de ler uma boa história do personagem agora nos anos 20, independente da idade.
Ficha técnica:
Publicado em: outubro de 2023
Licenciador: DC Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Formato: (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada
Preço de capa: R$ 39,90
Comentários
Postar um comentário