Ebó 2.222 - quadrinho do selo Negro Geek da Ultimato do Bacon Editora

 


O ano é 2.222 e todo o avanço tecnológico não foi capaz de resolver a dificuldade das pessoas em se relacionarem entre si. Lili vive nessa época e não sabe como se fazer notar pelo galã Miguel. Por isso ela recorre a um pai de santo que oferece um serviço de ebó virtual. Ebó é um termo mais compreendido por quem conhece religiões de matrizes africanas, pros demais ficou a visão estereotipada daquele trabalho feito pra trazer a pessoa amada, é claro que ebó está longe de ser isso mas é Lili quem irá descobrir, até porque ela foi avisada que a realização dos seus desejos assim tem consequências. A Ultimato do Bacon Editora publicou em junho de 2022 esse quadrinho afrofuturista pelo selo Negro Geek. 

Eu já conheço o roteirista paulista Alex Mir da série Orixás e nessa história ele resolve trazer as contradições da convivência do avanço tecnológico com as tradições, além do fato de mesmo com o passar dos séculos, as pessoas não conseguirem superar as dificuldades de relacionamento, sendo que o homo sapiens é um ser social desde a sua origem. Nesse aspecto, a história é bem conduzida principalmente por explicar de maneira tão respeitosa conceitos do Candomblé, expandindo a ideia popular que Candomblé se propõe a realizar desejos de quem está disposto a pagar sem se importar o quanto aquilo é ético. Para mim, foi uma oportunidade de conhecer melhor a versão de quem conhece mais profundamente a proposta da religião em buscar o crescimento do indivíduo através de ele assumir as suas responsabilidades para o seu crescimento.

O traço do pernambucano Daiandreson Victor é leve e cartunesco e diverte quando ele traz a ambientação futurista de forma que a gente encontre com facilidade as referências do mundo pop que ele utilizou, ficou engraçado num dos momentos em que ele chega a brincar com isso. Um outro destaque certamente é as indumentárias de uma Orixá. A arte e a narrativa dão a impressão que se trata de uma história de comédia romântica porém o drama é bem intensificado ao aproximar-se do final o que deixa a distinção quanto ao gênero narrativo difícil de classificar já que a obra passa por ficção científica, comédia e encerra como drama. 

Ebó 2.222 é uma ótima história afro-futurista que consegue trabalhar bem os contrastes de uma vida moderna com tradições e dificuldades seculares entre relacionamento de pessoas. O que me causou estranhamento é o fato do desenvolvimento da trama ir mudando o gênero narrativo fazendo com que eu pense que estava lendo sobre algo e ao final eu estar em mãos com uma história sendo conduzida de maneira bem diferente da inicial. Contudo o fato do roteiro ser didático sobre o ponto de vista da religiosidade acaba fazendo parte da parte positiva que se sobrepõe ao estranhamento da condução da trama principal.

Compre aqui

Ficha técnica: 

Publicado em: junho de 2022

Editora: Ultimato do Bacon
Licenciador: Material Autoral
Categoria: Edição Especial
Gênero: Adaptação
Status: Edição única
Número de páginas: 52
Formato: (17 x 24,5 cm)
Preto e branco/Lombada com grampos

Preço de capa: R$ 28,00

Leia também de Alex Mir: 



Comentários