A Saga do Flash 3 - O Retorno de Barry Allen

 


Wally West foi convocado pela delegacia de polícia de Keystone City pra ajudar na proteção de um ex-detento que possui provas a respeito de vários criminosos dentre eles o Alquimista, em meio a sua conturbada vida como Flash, ele vive problemas pessoais com o seu relacionamento com Linda Park. Porém o grande destaque desse encadernado é o mistério da aparição do falecido Barry Allen. Esse encadernado publicado em agosto de 2023 pela Editora Panini traz duas histórias inéditas e histórias publicadas pela primeira vez em Os Novos Titãs 116 a 119 entre novembro e dezembro de 1995 e em janeiro e fevereiro de 1996 pela Editora Abril. 

O retorno de Barry Allen é elaborado de maneira deslumbrante porque até o momento eram raros os casos de heróis retornarem da morte e como ele praticamente teve o corpo evaporado de tanto correr em Crise nas Infinitas Terras, os leitores sempre tiveram a esperança de que esse dia chegaria. Assim o roteirista Mark Waid convence o leitor e Wally West de que o falecido retornara, pela maneira ponderada de agir, a dor de lidar com a morte da sua esposa, a maneira como ele usava os poderes como conhecedor profundo de física e, após ter convencido a todos, Waid começa a deixar dúvidas sobre a identidade desse personagem. A gente sente a confusão de sentimentos que Wally está vivendo pela excelente habilidade narrativa do desenvolvimento da trama. 

O desenhista Greg Larocque apesar de trazer uns movimentos esquisitos, como se o corpo dos personagens se dobrasse como uma borracha e estivesse a ponto de cair, ele gera uma estranheza que eu acho satisfatória. A última história por exemplo desenhada por Sal Velluto é toda dentro de um padrão de proporcionalidade que a gente vê no traço de vários desenhistas. Por isso que eu prefiro a estranheza do estilo de Larocque que acaba vindo ao encontro da representação de um corpo em alta velocidade a ponto de enganar os próprios olhos. Um outro aspecto bem dos anos 90 é a inserção de mulheres nas histórias apenas pra realçar uma sensualidade que agrada ao público alvo: os garotos heterossexuais. Ainda que os exageros na arte não sejam tão intensos quanto os quadrinhos da Image dessa época, é possível notar a sua influência nesse encadernado. 

A Saga do Flash Volume 3 começa bem mas vai ficando cada vez melhor após o desenvolvimento do retorno de Barry Allen. Após a inserção de uma bela homenagem a narrativa acaba acrescentando um tom de mistério que vai crescendo. Por isso, a leitura vale muito a pena até mesmo por dar uma ideia aos leitores mais recentes sobre como foi o impacto de rever esse personagem voltar a vida. 

Compre aqui

Ficha técnica: 

Publicado em: agosto de 2023

Editora: Panini
Licenciador: DC Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Número de páginas: 148
Formato: (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 39,90

Leia também: 






Comentários