Top 10 e Menções Honrosas de 2023

Eu tiro o último dia do ano pra destacar as melhores leituras do ano. Felizmente foi possível trazer um Top 10 já que eu geralmente leio poucos lançamentos do ano. Por isso essa é uma lista de melhores entre o que eu li e não entre os que foram lançados. Em seguida vai uma lista de menções honrosas que não segue uma ordem de qualidade mas refere-se a obras lançadas em anos anteriores que eu só vim ler esse ano, a sequência que eu coloco é a ordem de data de leitura do início desse ano para o final. Ah, eu faço comentários breves mas em todos eles clicando no nome da obra você poderá ler a resenha completa e esse ano eu deixei link para compra abaixo do comentário de cada uma delas. 

Vamos ao que interessa que é o Top 10:

10 - Superman A Saga do Mundo Bélico - a DC criou todo um drama insinuando que Kal-El fosse morrer salvando a galáxia ao chegar no Mundo Bélico para enfrentar Mongol. Superman acaba tendo esse arco inicial bem interessante. O quadrinho saiu na revista mensal do personagem publicada pela Editora Panini. 

Compre aqui a primeira edição. 


9 - Pantera Negra A Longa Sombra - uma coisa que não dá certo é ser rei de Wakanda ao mesmo tempo líder dos Vingadores. Há quem se aproveitou dessa fragilidade para desacreditar T'Challa. Essa ótima história foi publicada na revista mensal Avante Vingadores da Editora Panini.

Compre aqui a primeira edição. 


8 - Pente Quente - os cabelos de mulheres negras é uma temática sensível difícil de ser compreendida em sua essência por nós homens e até mesmo por mulheres brancas. Por isso a autora traz nessa obra situações com uma boa dose de humor mostrando uma realidade que vai além do racismo. Talvez por eu não ser o público alvo, a obra não tenha me pego tanto mas valeu a pena poder conhecer essa realidade tão específica. Esse quadrinho foi publicado pela Editora Veneta

Compre aqui


7 - Estados Unidos da África - e se alguém tão superpoderoso quanto o Superman surgisse na África? Isso foi imaginado e tornou-se essa obra aqui. O Rei Bantu em vez de sair espancando bandido tem um sonho ainda maior: reunir os países do continente africano para, sob sua liderança, tornar-se uma potência econômica pra fazer frente as demais. Esse é um quadrinho/prosa que não foi ainda melhor por não saber explorar um vilão ou uma dificuldade à altura do herói, o que deixou com que as soluções para os problemas ocorressem muito fácil. Esse quadrinho foi publicado de maneira independente. 

Esse não dá pra colocar link porque só dá pra comprar com os autores. 


6 - Capitão América Símbolo da Verdade Pátria - Sam Wilson tem a missão de buscar um componente do soro do supersoldado que estava sendo transportado por trem e acaba descobrindo um plano ainda mais complexo que envolve tráfico de pessoas atraídas para deixarem os EUA para ir para o Wakanda. O que me tocou na leitura foi a maneira sutil com que ela aborda sobre a complexidade da situação racial na América dentro do argumento. Esse arco foi publicado na revista mensal Avante Vingadores pela Editora Panini. 

Compre aqui a primeira edição 


5 - As Muitas Mortes de Laila Starr - o que chama a atenção desse quadrinho é o fato de poder compreender a concepção de morte a partir da cultura indiana. O melhor é o fato de a trama iniciar de maneira despretensiosa e conseguir dar uma complexidade interessante próximo ao final. Essa hq foi publicada pela Editora Devir. 

Compre aqui


4 - As Tentações de Santo Antão - a Editora Devir trouxe um quadrinho nacional muito divertido sobre a dificuldade de uma pessoa que em um determinado momento da vida decidiu purificar a sua alma e por causa disso teria que superar diversas tentações. 

Compre aqui


3 - Something is Killing The Children Livro Dois - é gratificante saber que a história não perde a qualidade mesmo já tendo sido publicada tantas partes. Uma narrativa incrível de um enredo inusitado que eu torço pra que NÃO tenha adaptação para a tela com atores vivos. 

Compre aqui


2 - A Voz de Esperança Garcia é um quadrinho piauiense que apesar de ter elementos de ficção é baseada em pesquisa da história de uma pessoa real que apenas recentemente teve seu mérito divulgado, recebendo o destaque inclusive pela OAB que a reconheceu como a primeira advogada brasileira. 

Compre aqui 


1. Sobre Saltos e Absurdos e Outras Histórias - os quadrinhos tem um jeito próprio de fazer poesia já que a linguagem conotativa também está nas imagens. Eu sou uma pessoa que dificilmente gosto de poesia mas a maneira como esse estilo foi apresentado aqui me encantou e acho que essa obra não recebeu a repercussão que ela merece. Esse quadrinho foi o que estreou o Selo Guilhotina da Miramar Livros. 

Compre aqui 


E agora segue a lista de 10 Menções Honrosas de 2023:

- Djeliya - esse quadrinho publicado pela Editora Skript traz uma obra senegalesa que chegou até o Brasil pela curadoria do pesquisador Márcio Rodrigues. É interessante poder ter contato com narrativas diferentes das quais estamos acostumados e que ao mesmo tempo nos leva a imergir na cultura senegalesa. 

Compre aqui


- Acaso do Destino - traz a curiosa participação de um batalhão espanhol que participou da Segunda Guerra Mundial e traz detalhes curiosos e sensíveis sobre a vida de personagens reais. Esse é um quadrinho da Editora Devir. 

Compre aqui


- Ugrito 11 Culpa - ser sucinto geralmente é mais complicado do que você ter centenas de páginas para discorrer. Por isso essa história curta toca tanto pela objetividade e pela sutileza na expressividade que acaba tocando tanto os adultos que, sem querer, não percebem o quanto suas reações afetam as crianças. Esse quadrinho foi publicado pela Ugra Press. 

Compre aqui


- Capitão América Branco - essa é uma história de amizade publicada pela Editora Panini, algo que a gente se surpreende quando se trata de super-heróis cujo foco é a ação e a ficção científica. Esse encadernado possibilita que a gente entenda melhor a relação afetiva entre Steve Rogers e Bucky ou Capitão América e o Soldado Invernal. 

Compre aqui


- Revolta da Vacina - eu gosto quando um fato histórico é mostrado como pano de fundo para uma trama de personagem. Os elementos de época estão lá e vão aparecendo. Esse quadrinho não tem a pretensão de ser didático e acaba sendo uma ótima leitura que nos leva a refletir sobre questões sociais de um Brasil de quase cem anos atrás. 

Compre aqui


- Departamento da Verdade Volume 1 - a Editora Devir publicou um quadrinho que dá um nó na nossa cabeça. Imagina que várias das teorias da conspiração são verdadeiras e que há uma agência que pode fazer o que for preciso para convencer a população de que essas teorias são falsas. A sensação predominante quando li esse quadrinho foi de confusão e tontura mas de um jeito positivo. 

Compre aqui


- Eu Matei o Libório - a inveja é um sentimento doloroso de admitir mas nesse quadrinho o protagonista não só admite como possibilita que a gente possa curtir com ele um plano de vingança. 

Compre aqui em formato Kindle 


- A Saga do Flash 1 - em 2023 a Editora Panini publicou uma série de encadernados cuja maioria das histórias já foram publicadas no Brasil pela Editora Abril. É uma fase escrita por Mark Waid que fez o diferencial nos anos 90 com ótimas histórias. 


- Capitão - a Editora Faria e Silva publicou a história de um médico que foi pra Moçambique pra ser o branco salvador mas ao chegar lá ele se conecta de maneira tão forte com a cultura local que acaba sendo salvo por ela. 

Compre aqui


- Mukanda Tiodora - a Editora Veneta publicou o quadrinho campeão do Prêmio Jabuti na categoria Quadrinhos 2023. A obra de Marcelo D'Salete lançada em 2022 faz com que ele seja o único quadrinhista premiado com dois Jabutis nessa categoria. Não é a toa que ele é um dos melhores artistas brasileiros da Nona Arte. A saga de entregar uma carta de uma mulher escravizada para seu marido faz com que a trama perpasasse sobre a fundação da cidade de São Paulo e indiretamente por figuras e acontecimentos históricos que permearam a época. 

Compre aqui


Um Feliz Ano Novo a todos e que a gente continue garimpando bons quadrinhos em 2024. 


Leia também: 

Top 5 e Menções Honrosas de 2022

Top 10 e Menções Honrosas de 2021

Top 10 e Menções Honrosas de 2020

Top 5 e Menções Honrosas de 2019

Top 5 e Menções Honrosas de 2018


Comentários