Os cabelos têm uma importâncias ímpar para as mulheres, algo que nós homens estamos distantes de imaginar. Agora imagine os cabelos de uma mulher negra cujas características naturais estão fora daquele modelo liso europeu. A quadrinhista Ebony Flowers resolveu contar sobre essa experiência em diversos contos em quadrinhos. Esse livro foi publicado pela Editora Veneta em março de 2023, fora do Brasil essa publicação ganhou os prêmios Eisner, Ignatz, Believer e Valsa/ALA além de estar em listas de melhores do ano no The Guardian, The Washington Post, Elle e outros.
A primeira impressão que eu tive desse quadrinho é de que seria sobre como o racismo se expressa na maneira como as mulheres usam os cabelos. Bem, é também sobre isso mas as histórias são crônicas e, por isso, algumas delas falam mais do cotidiano do que necessariamente de uma situação dramática e por isso alguns deles versam sobre como é cuidar de cabelos crespos nas diferentes fases da vida. A história "Lena Minha Irmã Caçula" retrata um transtorno mental chamado tricotilomania que consiste em engolir fios de cabelos, a autora mostra como se deu os fatos que antecederam essa enfermidade e a dificuldade para superá-la.
A artista tem um estilo inspirado no underground, por isso o seu traço é simples e feio. Porém para uma obra de humor ficou bem adequado exceto por pouco momentos em que Flowers poderia ter sido mais explícita na expressão facial dos seus personagens ou quando o estilo do traço prejudica a compreensão do quadrinho. Engana-se quem pensa que esse estilo trata-se de a mesma não ter talento, no conto "Irmãs e Filhas" a artista traz uma ambientação linda e muito bem detalhada e ao final ela consegue mostrar de maneira minuciosa os traçados do cabelo que está sendo mudado.
Além da edição vir naquele formato confortável de capa cartão com orelhas, é preciso destacar a equipe que trabalhou na edição nacional: a tratudora Dandara Palankof que contou com a revisão de Monica Silva e Ederli Fortunato, o letreiramento de Lilian Mitsunaga. Foi uma ótima decisão ter uma equipe de mulheres já que a obra trata de um tema tão específico do universo feminino negro, teria sido ainda melhor se a edição também tivesse contado com uma mulher já que felizmente há tantas referências nessa área.
Pente Quente não foi uma obra que me conquistou na sua narrativa, talvez por eu não fazer parte do público alvo e estar distante sobre o dia a dia das mulheres com cabelos crespos. Contudo até por conta disso a leitura passa a ser relevante por possibilitar que eu presencie um pouco dessa realidade sobre a qual não tinha ideia de algumas das peculiaridades que os cabelos de mulheres negras trazem. É uma obra que soube tratar com sutileza das maneiras variadas com que os cabelos são significativos na vida das mulheres.
Ficha técnica:
Publicado em: março de 2023
Licenciador: Ebony Flowers
Categoria: Graphic Novel
Gênero: Alternativo
Status: Edição única
Formato: (16,5 x 23,5 cm)
Preto e branco/Lombada quadrada
Preço de capa: R$ 69,90
Comentários
Postar um comentário