África Fantástica



Essa publicação do autor sul-africano Daniël Hugo traz uma compilação de vários contos concebidos desde o início desse século. A Editora Skript publicou esse quadrinho em abril de 2022 a partir da indicação do pesquisador e africanista Márcio Rodrigues. 

Um terço da obra é constituída de quadrinhos mudos em que o autor faz um mergulho psicodélico utilizando uma exploração de diversos mundos dentro do universo onírico, não é a toa que ele nomeia o seu protagonista como Onironauta. A partir da ampliação ou redução de um determinado ponto do quadrinho é possível adentrar outros universos e assim poder experimentar uma sensação de um sonho dentro de um sonho, quando a gente parece ter acordado mas na verdade a gente acaba de adentrar numa outra história. 

Os contos também versam sobre outros gêneros como a ficção científica mas dentro de um olhar sul africano e portanto diferente daquela pipoca estadunidense que a gente consome com voracidade. Por fim o último conto é uma adaptação de uma lenda da Cidade nos princípios da Idade Moderna. Os dois últimos contos possuem o roteiro de James Geland que tem a sua história conduzida pelo traço de Daniël Hugo. Se o roteiro do primeiro deles pareceu confuso pra mim, o segundo já foi bem mais divertido e a sua leitura fica ainda mais interessante com o paratexto sobre o assunto no final da obra. 



Uma outra curiosidade é que essa obra marca o fim da curadoria do pesquisador Márcio Rodrigues para a Editora Skript. Ele foi o responsável por trazer cinco edições de países diferentes do continente e fez um esforço para que elas viessem a ser publicadas com o maior respeito possível às tradições africanas, inclusive ele comenta essa experiência num artigo que você pode ler clicando aqui. O seu estilo de trabalho, tanto na tradução quanto na edição, acabou elevando a qualidade de cada um dos quadrinhos ao pensar cada um deles como um produto fruto de uma cultura em vez de um mero objeto vendável. Isso acabou instigando leitores e mostrou que é possível trazer essa obra para o Brasil. Eu desejo que os próximos quadrinhos africanos passem por mãos de pessoas que conheçam muito das especificidades do continente africano e entendam a sutileza com que o abismo do racismo costuma atrair quando qualquer produto é de uma origem considerada periférica aos olhos dos valores europeus. 

Sobre a edição, é uma pena que o conto Gênese tenha ficado com letras com uma fonte tão pequena. As letras dos balões e recordatórios ficaram praticamente do tamanho das notas de rodapé. É compreensível que essas sejam pequenas mas aquelas precisam ter um tamanho mais ajustado para o conforto da leitura, é possível que isso tenha interferido inclusive na maneira como aproveitei a experiência da leitura.  

África Fantástica é um quadrinho que encanta aos olhos pela traço detalhado de Daniël Hugo que demonstra uma habilidade narrativa interessante e diferente do habitual estilo que estamos acostumados a consumir. A obra é uma oportunidade também para conhecer esse autor que é tão versátil nos gêneros narrativos em que ele cria as suas histórias. 



Ficha técnica:

Publicado em: abril de 2022

Editora: Skript Editora
Licenciador: sem licenciador
Categoria: Edição Especial
Gênero: Alternativo
Status: Edição única
Número de páginas: 108
Formato: (19 x 27,5 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 89,00




Leia também da Editora Skript: 




Comentários