A crítica e a ausência dela no mercado de quadrinhos no Brasil

 


Criticar os quadrinhos brasileiros não vai levar a sua extinção e tão pouco contribui para dimunui-lo. Pelo contrário, as Editoras que sabem retirar, entre as mais variadas críticas, elementos construtivos conseguem trazer materiais ainda melhores, um mercado de qualquer produto está sempre em evolução e saber filtrar as críticas garante que isso ocorra com maior dinamismo. 

Em cada pequena crítica de situações óbvias a serem repudiadas, logo aparece alguém do meio (editor, artista, jornalista ou influenciador) para encontrar uma justificativa que tenta normalizar aquilo ou mandar uma indireta a quem faz a crítica. 

Isso chegou ao cúmulo daquela que se considera a maior premiação de quadrinhos no Brasil dar os louros a uma Editora campeã em críticas por suas edições mal feitas, seus atrasos e seu péssimo contato com o leitor que faz reclamações justas. Até parece que reconhecer que uma Editora é péssima vai afetar necessariamente a venda das melhores. Além disso, há possivelmente relações financeiras encobertas que os defensores evitam falar e que pagam esse pano bem passado. 

O mercado brasileiro de quadrinhos tem muitas bizarrices engolidas por "quem não quer prejudicar a cena". Uma outra delas é um perfil que tem muitos seguidores e que atualmente tem uma tabela de preços pra divulgar quadrinhos e que cobra de gibitubers que "dê o crédito" a ele ao comentar sobre o lançamento que divulgou. Um release recebido por um frila de divulgação nunca será um furo! Quem trabalha com divulgação sabe que não há jornalismo nisso mas apenas marketing porque muitos influenciadores tem a sua própria tabela de preços. Isso é errado? Claro que não! A maioria das Editoras sabem como publicar (em partes) mas não sabem como vender. A hipocrisia é querer chamar marketing de jornalismo porque não é! 

E por falar de jornalismo ... Que falta faz um canal realmente sincero que até rejeita receber qualquer material de Editora para publicar notícias com uma opinião crítica embasada! O que temos com frequência são resenhas limitando-se a "achei o quadrinho chato" ou "tem uns errinhos de revisão" em vez de citar grandes erros editoriais exclusivos da edição brasileira com os mesmos detalhes que a gente encontra apenas em fóruns de discussão. Mesmo com os boatos que existem nesses grupos virtuais, as vezes é bem melhor informar-se pelos comentários encontrados por lá. Contudo o Brasil tem talentos de sobra pra fazer jornalismo de qualidade, o que falta é entender que isso valoriza a nona arte em vez de entender como uma ameaça. 

Esses são apenas alguns incômodos que eu transcrevi sobre situações que foram se somando e eu preferi publicar em vez de escrever mais uma sequência de twits. 

O twit da imagem é de Gabriel Faria que você pode acessar aqui

Leia também: 

Top 5 e Menções Honrosas 2022

6 Anos Depois

Garimpando Notícias - Virada Nerd e Dia do Quadrinho Grátis

Garimpando Notícias - Narrativas Periféricas 2

Os quadrinhos africanos estão nas mãos certas?

Comentários