Sumanguru foi um rei das terras do Tasso que possuia poderes místicos e que se apoderou da região do Mali. Ele chegou a matar todos os familiares do rei da região com exceção de um deles: Sundiata. Por ser um garoto com deficiência na perna, Sumanguru permitiu que ele vivesse, já que ele não via como essa criança viria a tornar-se perigosa. Porém Sundiata cresceu e com persistência e sabedoria tornou-se líder de todos os povos que foram massacrados por Sumanguru. Essa é uma lenda do Mali contada de boca em boca através das gerações e que Will Eisner resolver adaptá-la numa história em quadrinhos em 2002 pela NBM Publishing e que em abril de 2004 a Companhia das Letras trouxe ao Brasil pelo selo Quadrinhos na Cia.
Essa é uma linda história de superação de uma lenda que possui diversas versões. É uma pena que essa HQ tenha um texto tão simples o que deixa a leitura rápida, lembrando cartilhas escolares. O destaque fica por conta do traço de Eisner que é excelente, a sua habilidade narrativa visual aqui é melhor que o texto.
Sundiata O Leão do Mali é uma adaptação de uma lenda muito interessante mas que não tem um argumento tão bom quanto os desenhos de Will Eisner, ainda que seja uma adaptação de um dos maiores nomes do meio, não ficou à altura da sua fama. Ainda assim, vale a pena a leitura sobre uma história de superação capaz de motivar várias pessoas.
Ficha técnica:
Título original: Sundiata
Tradução: Antonio de Macedo Soares
Páginas: 32
Formato: 21.50 X 28.00 cm
Peso: 0.159 kg
Acabamento: Livro brochura/ colorido/ capa cartonada
Lançamento: 14/04/2004
Selo: Quadrinhos na Cia
Leia também dos Quadrinhos na Cia:
A Origem do Mundo - Uma História Cultural da Vagina ou A Vulva vs O Patriarcado
Como Falar com Garotas em Festas - a adaptação de um conto de Neil Gaiman
Três Sombras - o premiado suspense de Cyril Pedrosa
Persépolis - uma biografia iraniana que é um possível espelho do futuro brasileiro
Comentários
Postar um comentário