Grim Jack - Polícia das Sombras

 


Cinosura é uma metrópoles cujos bairros tem leis da física funcionando de maneiras muito distintas, além disso a criminalidade já ocupa vários espaços, inclusive dentro da polícia. A história dessa HQ se passa em algum momento no futuro em que a polícia age sem nenhuma ética e diferentes raças de vários planetas convivem no mesmo lugar. Em abril de 1991 a Editora Abril publicou esse arco publicada originalmente pela First Comics. Essa quadrinho reúne as edições de 5 a 7 da revista estadunidense. Além dessa edição a Editora Cedibra publicou as quatro edições originais da série em 1987 e desde então o personagem desapareceu do Brasil mesmo com muito material lançado na gringa.  

O roteirista John Ostrander procura de início conquistar o leitor com uma ambientação que lembra muito as cenas de Mad Max com uma dupla de ex-policiais unidos pela conveniência de encontrar o verdadeiro ladrão de um aparelho capaz de modificar as leis da física do local onde está sendo usado. Assim se em um determinado lugar armas não funcionam pelo movimento ocorrer de maneiras bem específicas, ter um aparelho que possa modificar isso é um trunfo principalmente para bandidos. O sobrinho de um ex-policial amigo de Grim Jack foi acusado de roubo de um aparelho desses e a única pista que ele tinha era o local que o ato se deu, um posto de gasolina de Jericó Nolenski que também já foi um policial durão. 

Em meios a investigação e perseguição, o quadrinho é muito bem conduzido além de fazer algumas críticas a situações reais dos EUA, como a corrupção policial e a maneira indiferente como eram tratados os sobreviventes de guerra, quando esse voltavam pra casa com o corpo mutilado. 

Os desenhos de Timothy Truman são excelentes e o seu traço detalhado e sujo é muito adequado para a narrativa, o seu estilo com muito movimento lembra cenas clássicas dos filmes de ação, daqueles cheios de testosterona com personagens que estão sempre disputando o status de macho-alfa do bando. 

Grim Jack é um ótimo quadrinho que empolga bastante pela trama e a forma como a investigação é conduzida com muita ação e revelando aos poucos os estranhos detalhes dessa realidade. Porém há uma escorregada na conclusão pela maneira fácil como o problema é resolvido. Apesar disso é um ótimo quadrinho que além de divertido possui uma interessante crítica social. 


Ficha técnica: 

Publicado em: abril de 1991

Editora: Abril
Licenciador: First
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Edição única
Número de páginas: 68
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada com grampos

Leia também:




Comentários