Caio Oliveira Ônibus - uma coletânea do artista piauiense em formato magazine

 


Caio Oliveira há alguns anos está na internet cutucando e incomodando com as suas tirinhas satíricas. Ele criou uma página no Facebook chamada Cantinho do Caio, o seu sucesso veio e, com a diminuição do alcance da rede social, ele resolveu se fazer presente nas demais redes e hoje mantém o seu sucesso também no Instagram e no twitter. Em publicações impressas ele tem algumas compilações temáticas em formatinho e essa é a primeira vez que ele tem uma publicação num formato tão grande, a maior que ele teve até então foi Super Ego em formato americano. A Editora Skript em fevereiro de 2022 (na capa do livro tem dezembro de 2021, houve um atraso) publicou essa seleção de tirinhas escolhidas pelo jornalista Thiago Soares. 

O livro se divide em capítulos, o primeiro deles trata dos super-heróis e há um capítulo exclusivo só pro Bátima (herói que o autor mais adora massacrar pelo incômodo que isso gera nos fãs), há um capítulo pro nerdola (um fã experiente de cultura pop que vive a ilusão de que seus personagens não deveriam mudar), um capítulo chamado Terra Plana mas que traz várias tirinhas políticas em que zomba do governo Bolsonaro e dos seus seguidores que lidam com político como se fosse uma figura santificada e o livro encerra com alguns extras. 

Caio é um autor cuja popularidade ultrapassou há muito tempo as fronteiras do Piauí (Estado onde nasceu) e hoje é conhecido nacionalmente por várias pessoas que não tem o hábito de ler quadrinhos. A sua tirinha ambientada num ônibus com a placa "Fale com o motorista somente o necessário" já foi adaptada para nichos inimagináveis: foi utilizado por políticos de esquerda e direita e é encontrado em vários outros grupos com temas distantes ao meio nerd, basta fazer alguma modificação no balão de fala. Essa tirinha já é meme e o próprio autor reconhece que não tem mais nenhum controle sobre ela. Por isso ele vê que não há o que fazer com tanta gente que nem dá os créditos da sua autoria pelos usos que dão por aí. 

Nem mesmo o Brasil faz fronteira para o seu talento, o autor ilustra material que sai nos EUA e são inéditos no Brasil. O seu quadrinho Super Ego saiu primeiro em versão digital nas terras do Tio Sam para depois sair na sua editora que ele divide com o irmão Bernardo Aurélio, a Quinta Capa. É por isso que o autor merecia ter uma edição à altura e esse formato possibilita isso. 

O quadrinho é fruto de uma bela seleção com momentos hilários, há também tirinhas clássicas que de tempos em tempos a gente reencontra pela internet. Não é surpresa que as tirinhas do meio nerd em especial do filme Batman versus Superman são as melhores. Porém o material das tirinhas políticas deixou de fora o melhor, ficando nessa edição um material em geral mediano, o autor tem muito material que irritou bem mais a extrema direita e que ficou de fora dessa edição. 

Devido a todo o cuidado com essa edição, ela acabou sendo uma referência pra quem quer conhecer o artista. Por isso fez muita falta ter uma página com a sua biografia resumida. O texto de abertura do Vinícius 2Quadrinhos ficou aquém do que o artista merecia. Na verdade faria mais sentido a Editora ter convidado um humorista ou um artista de humor que acompanhe o trabalho do Caio e para complementar, uma página com o editor Thiago Soares explicando o processo de escolha e a decisão de fazer essa obra. Caio Oliveira possui uma obra muito vasta e que seria interessante ser publicada tanto em formato econômico (como o que a Editora Quinta Capa vem fazendo) como dar continuidade a esse formato com volumes dois, três, quatro ...

O formato magazine possibilita que os detalhes do desenho fiquem mais evidente. Porém como parte desse material foi criado pra ilustrar uma piada momentânea, várias tirinhas não tem grandes detalhes. Por isso não haveria necessidade de uma tirinha por página, o tamanho da página poderia agrupar mais tirinhas para alegria do leitor. É preciso também reconhecer que essa edição acerta em trazer de forma ampliada (e em alguns momentos até coloridas) as artes que são uma homenagem a desenhistas clássicos como Frank Miller, Goscinny, Uderso, Aragonés e outros. É uma pena que uma arte linda do Groo versus Asterix tenha ficado comprometida já que, por ser uma página dupla, era preciso ter pensado numa estratégia melhor para que a encadernação não comprometesse o desenho da forma que aconteceu. Ainda sobre a edição, eu confesso que acho muito estranho parte da arte da capa invadir a lombada, segundo a Editora isso não é erro, mas pelo que vejo em outros quadrinhos de lombada quadrada, é possível isolar a arte da lombada. 

Caio Oliveira Ônibus é um ótimo quadrinho que traz uma seleção de tirinhas clássicas e outras muito hilárias num formato especial que está a altura do autor. É uma pena que a Editora não fez uma introdução como essa edição merecia e nem trouxe uma mini-biografia para os leitores que irão conhecer o artista a partir daqui. Se você é um leitor adulto e apaixonado por cultura pop vale a pena rir muito com umas sacadas que só o Caio Oliveira percebe e faz com que a gente fique com a sensação "porque eu não pensei nisso antes!" Um quadrinho que traz uma ótima compilação apesar de alguns detalhes da edição que poderia ter sido melhor pensados. 


Ficha técnica:

Publicado em: dezembro de 2021

Editora: Skript Editora
Licenciador: Caio Oliveira
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Humor
Status: Edição única
Número de páginas: 96
Formato: (20 x 28 cm)
Colorido/Preto e branco/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 84,00

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