Imagine que no seu país fanáticos religiosos, que distorcem a própria crença, tenham se apossado dos poderes políticos e passaram a ditar como TODOS devem agir. Ali a democracia acabou e as leis são determinadas por um conselho de pastores que conta com polícias ou milícias para vigiar o cumprimento de cada regra pela população. Essa distopia ficou muito próxima a realidade brasileira em 2018 mas felizmente passou a perder força quando a população sentiu na pele o desastre de um governo regido por esses desvalores. Em novembro de 2021 a Editora Guará publicou o primeiro livro dessa coleção.
Por mais que se sabote uma democracia e se instaure um reino de terror em seu lugar, sempre haverá pessoas que vão se insurgir ao regime. Yuri é um desses personagens na história que contribui para organizar o ReSoLa, o Retiro Solidário Laico, local em que pessoas podem ter a liberdade de viver independente da religião que acredita e só ali podem ter acesso a cultura que é proibida em território brasileiro, apenas pessoas escolhidas a dedo podem ter acesso porque a milícia dos Cruzados podem destruir o local e assassinar todos os seus habitantes. Nas cidades as pessoas têm que vestir roupas formais como se estivessem num culto evangélico e bebida alcoólica é proibida, ainda que seja consumida de forma intocada pela alta elite.
Denis Melo é o criador desse quadrinho que, por incrível que pareça, foi idealizado ainda em 2016, ano do impeachment da Dilma. É assustador quando o autor descreve situações que realmente ocorreram depois disso com muito detalhes. É bem verdade que, como a edição é de 2021 é possível modificar algumas coisas, contudo a essência do quadrinho consegue ainda assim remeter a um futuro que ou se concretizou ou chegou perto de se concretizar.
O roteiro é impactante e explora bem o fato de ser um quadrinho adulto, assim para o autor não há situações "terríveis demais" e que não possam ser mostradas, como ele não tem um personagem narrador, dá-se a impressão que qualquer um pode morrer a qualquer momento. Cada capítulo é antecedido de uma matéria extra em prosa que conta os detalhes históricos de como aquilo aconteceu, sobre a legislação do lugar ou matérias jornalísticas comentando os acontecimentos com direito a comentários de internautas. Logo de início, o seu resgaste histórico mostra um posicionamento com relação ao Golpe de 16, com duas forças antagônicas sendo expostas como a força do mal (direita) puxando o tapete do bem (esquerda). Como esse texto é uma descrição da realidade sobre o ponto de vista do autor, há ali uma interpretação ingênua por não mencionar os erros da esquerda que também contribuíram para essa situação.
Entretanto quando ele inicia a parte ficcional ele se apropria da realidade de maneira convincente e parece saber de cada detalhe. É essa segurança que, por mais pessimista que a situação se apresente, ainda me deixe curioso a acompanhar a história até o fim. Eu senti falta na história de personagens que representassem o posicionamento da mídia nessa situação horrorosa. O traço de Denis Melo prima pelo movimento e isso acaba valorizando as diversas cenas de ação do quadrinho sem que tenha que sacrificar o argumento por causa disso. Nessa edição eu pude encontrar pouco erros de revisão e uma das páginas em prosa teve a última linha mal posicionada a ponto de ser impossível a leitura (a não ser que descolasse a página).
Teocrasilia Volume 1 é uma excelente distopia de um Brasil que se armou pelo medo afim de matar quem não se submetesse aos distames do fanatismo religioso e que destruiu o acesso a cultura e aos conhecimentos científicos. Uma história muito bem conduzida, cheia de ação e reviravoltas feita para qualquer leitor adulto. Contudo eu advirto que, aquelas pessoas que sofreram muito com esse país desde 2018 fica o aviso de gatilho, ainda que seja uma obra de de ficção, o autor conseguiu retratar uma realidade que por pouco não chegou a ser concretizada.
Ficha técnica:
Publicado em: novembro de 2021
Licenciador: Denis Mello
Formato: (16 x 23 cm)
Preto e branco/Lombada quadrada/ capa cartão com orelhas
Preço de capa: R$ 49,90
Comentários
Postar um comentário