Doutor Estranho e Doutor Destino - Trinfo e Tormento

 


Muito além do que dois personagens com profundas habilidades de magia, Doutor Destino e Doutor Estranho estão destinado a se aliar. Nessa Graphic Novel o leitor conhece detalhes do início da carreira de antes de eles tornaram-se seres poderosos e o momento em que ambos tiveram que lutar juntos. Essa história foi publicada pela primeira vez no Brasil na revista Graphic Marvel 5 da Editora Abril em 1991 e a sua edição mais recente saiu em maio de 2013. 

Genghis é um mago antigo que em algum momento foi procurado pelos dois personagens e que percebeu que o destino dos dois estava inevitavelmente interligado. Assim ele decide fazer um torneios e convoca vários magos pelo mundo além dos dois protagonistas. Com a vitória, o Doutor Estranho ganha o título de Mago Supremo e é incubido de contribuir no desejo daquele que ficou em segundo lugar: Doutor Destino. Diferente do que se imagina, o vilão não queria a dominação mundial mas recuperar a alma da sua mãe que estava sob posse de Mefisto no inferno. 

Roger Stern assina o roteiro que inicia interessante mas é conduzida de maneira morna na maior parte do tempo. As reviravoltas é que nos mantém acordados durante a leitura, além dos detalhes sobre o passado dos personagens. Uma curiosidade que a Marvel nunca definiu é o rosto do Doutor Destino após o acidente, logo no início dessa história, vemos o rosto do vilão com apenas pequenas cicatrizes. O autor teve a intenção de mostrar que é o perfeccionismo de Victor Von Doom que o vê como uma pessoa mutilada, algo que combina muito bem com o personagem. O lado sobrenatural em si não é interessante mas a maneira como os personagens se comportam na trama. 

Eu não estou entre os apreciadores de Michael Mignola porém longe de mim cometer o erro de considerar o seu traço "bem iniciante". O artista tem o reconhecimento de grandes nomes do meio mas ainda que eu perceba que o seu traço tem muita personalidade eu não gosto do seu estilo simplista que ele utiliza nessa história. O que ainda me faz parar para apreciar é a ambientação, em alguns momentos há lindos cenários. 

Triunfo e Tormento é uma ótima história que apesar do seu desenvolvimento não trazer grandes emoções, a história traz bons momentos do início da carreira do Doutor Estranho e Doutor Destino. Uma história que pode ser lida sem dificuldades por leitores experientes ou novatos nos quadrinhos da Marvel, principalmente se você vai para uma leitura sem criar grandes expectativas. 


Ficha técnica (Edição de 2013 da Editora Panini):

Publicado em: maio de 2013

Editora: Panini
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Super-heróis
Status: Edição única
Número de páginas: 86
Formato: (20,5 x 27,5 cm)
Colorido/Capa dura

Leia também: 




Comentários