O Elísio - Uma Jornada ao Inferno

 


Pouco se divulga sobre como foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, por isso o paulista Renato Dalmaso resolveu contar a história do soldado Eliseu de Oliveira que embarcou na Itália junto a um batalhão para enfrentar as tropas do Eixo. O quadrinho foi publicado em 2019 pela Editora AVEC e ganhou o prêmio Le Blanc na categoria História em Quadrinhos Publicada por Editora. 

O Brasil entra na Segunda Guerra já próximo ao seu final, o batalhão que essa história retrata desembarcou na Itália. A narrativa é conduzida pelo protagonista Eliseu que nos mostra o horror que ele viveu nos poucos anos que ele esteve por lá. O roteiro aliás não poupa o leitor dos detalhes já que as boas histórias de guerra tem o propósito de mostrar o quanto aquela ação irracional é um absurdo e pode transformar pessoas em seres sem nenhum pudor pela vida humana independente do lado em que elas estejam numa guerra. O roteiro alterna entre os detalhes da vida pessoal do soldado e as diversas situações que o seu batalhão passou mostrando o quão difícil foi sobreviver a tudo aquilo. 

O grande destaque da obra são as suas aquarelas com um trabalho minucioso e sensível. O autor além de fazer um estudo de ambientação da época sobre prédios, veículos, roupas e marcas; teve o cuidado de escolher muito bem as cores para intensificar os momentos de prazer e de desespero, inclusive a arte é tão tocante que acaba ofuscando o argumento. 

As histórias de guerra são úteis para conservar as novas gerações que aquilo não é um jogo de vídeo game onde pessoas são mortas pela simples razão de gerar prazer sem precisar refletir o desastre que isso é. Talvez por falta do contato do público com esse tipo de reflexão que o fascínio pelo nazismo cresceu tanto no Brasil nos últimos anos motivado por grupos de pessoas que buscam sentir-se superiores as demais seja como for. Vários soldados brasileiro perderam a vida pra impedir que ideias de superioridade da raça ariana vingasse e quase ninguém sabe sobre isso atualmente. Esse quadrinho visa fazer esse resgate em memória a esses soldados representados por Eliseu. 

O Elísio é um ótimo quadrinho de guerra que reflete o absurdo da guerra baseado em fatos da vida de um soldado que quase ninguém sabe sequer que ele existiu. Uma obra com uma linda arte pintada que é um registro e nos faz refletir sobre como a guerra é uma opção que a evolução intelectual já deveria ter descartado há muito tempo. 

Compre aqui


Ficha técnica: 

Publicado em: novembro de 2019

Comentários