Orixás - Os Nove Eguns

 


Xangô volta da guerra e é recebido por Iansã, contudo algo ocorreu que deixou o guerreiro perturbado, dentre as atribulações estavam os Nove Eguns, espíritos que estavam ali para lembrar o protagonista o mistério que ele trazia. Esse é o sexto livro da série Orixás com roteiros do paulista Alex Mir. Ela iria sair como financiamento coletivo em 2020 mas como a obra foi selecionada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC), o autor conseguiu garantir os custos gráficos e disponibilizou para a venda em seu site, a revista começou a ser distribuída em abril de 2021. 

O enredo trata de um mistério e isso acaba nos envolvendo completamente pela forma como os acontecimentos vão se sucedendo. Essa edição veio sem glossário explicando termos da cultura mas os personagens ficaram tão bem explicados que não fez falta alguma. É uma história breve em que o autor deixa espaço para o talento dos desenhos do paulista Alex Rodrigues. Se a capa já é impactante, internamente a qualidade do traço mantém esse ritmo. A expressividade dos personagens de Rodrigues chama muito a atenção. Nessa história eu destaco a criança que é uma das personagens chave. É incrível como ele conseguiu transparecer a inocência, o sofrimento e a beleza dessa personagem. É daqueles desenhos que vale a pena segurar o ritmo da leitura pra ficar atento aos detalhes, dentre eles notem as cores do paulista Al Stefano que deixam a edição com o mesmo requinte dos quadrinhos das grandes editoras.

A segunda história é de Orum a Oxu ou "Como Iemanjá criou a Lua". Essa é uma história ilustrada que tem uma pegada infantil, ideal para ler ao lado de uma criança para que ela conheça um pouco da nossa cultura. Para isso, o paulista Laudo Ferreira utiliza de um traço simples e cartunesco e que são pintados com as cores quentes e intensas do português Omar Vinole , características bem propícias para uma leitura infantil. 

Orixás Os Nove Eguns é uma ótima história de mistério fruto de uma pesquisa respeitosa sobre a cultura afro-brasileira. O maior defeito dessa edição é a vontade que me deu de que a história tivesse mais páginas não por falha narrativa mas pra poder ficar mais tempo nesse universo. Se você não leu nenhum livro da série, fique tranquilo, cada história é independente e você pode começar a ler por qualquer um deles. 



Compre aqui


Ficha técnica:

Publicado em: dezembro de 2020

Editora: Independente
Licenciador: Alex Mir
Categoria: Edição Especial
Gênero: Adaptação
Status: Edição única
Número de páginas: 56
Formato: (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 30,00






Leia também:




Comentários