4 Anos Depois

 


Ontem foi aniversário do blog e como faço todos os anos, eu escrevo um texto para contar sobre a experiência de eecrever o blog e as conquistas do ano. 2020 é um ano marcado pela tristeza de um vírus que já matou mais de um milhão e setecentas mil pessoas e no Brasil já fez 190 mil mortos (isso em dados oficiais, houve muitas mortes no início da pandemia de pessoas que não fizeram testes). Por isso esse é um ano marcado pela tristeza. Apesar da tragédia, os vivos tiveram que tocar a vida apesar do medo e da dor, para não se levar ao desespero ao ponto de desenvoover algum transtorno mental. Por isso, é importante celebrar as vitórias, já que isso é uma maneira de auto fortalecimento e não de menosprezo as vítimas. Esse ano o blog teve muitas conquistas inéditas, o que é um grande incentivo a continuar escrevendo e uma mostra do reconhecimento do trabalho feito aqui. 

O ano começa com uma participação minha no podcast Gambiarra (ouça aqui) da Gabrielle Alcântara, lá eu falo sobre o porquê de escrever um blog e outras coisas sobre mim. Um episódio que surgiu de uma conversa no Telegram em que eu usei um termo antigo "deixem de ser prego" e acabou servindo de mote para essa conversa. 

Em julho eu enviei para a Editora Devir uma proposta de parceria e ... deu certo! Pela primeira vez, o blog firma uma parceria com uma editora e, além de resenhas de material que ela está enviando, eu reativei e reformulei algumas colunas que tem a intenção de fazer a divulgação de material de editoras que queiram firmar parceria (olha a oportunidade aí amigo editor!). 



A coluna Primeiras Impressões estava desativada, porque esse ano eu decidi que iria passar a publicar resenhas de gibis mensais assim que eu os lesse. No início, o blog só publicava resenha das minhas releituras porque não me sentia a vontade para comentar algo que havia lido apenas uma vez. Com a mudança, a coluna Primeiras Impressões passa a divulgar material que vai ser lançado com informações sobre autor, enredo, estilo e público a quem é destinado. Os textos não levará junto opiniões, exceto algum comentário sobre o traço. 

Uma outra coluna que foi modificada foi o "Voltando às bancas" que passou a ser chamada "De Volta às Livrarias". As bancas seguem sendo um espaço em extinção e, além disso, várias editoras tem as publicações distribuídas exclusivamente para as livrarias. A proposta da coluna é a mesma de Primeiras Impressões sendo que aqui eu falo apenas de reimpressões. Uma outra coluna que eu reaivei foi o Garimpando Notícias com algumas novidades que as editoras parceiras me envia. 

Eu gostaria de agradecer a ex assistente editorial da Devir Sâmela Hidalgo pela estímulo para que eu fizesse a proposta da parceria. Um grande reconhecimento do site que também é um convite a outras editoras a acreditar no trabalho do blog. 




Em agosto eu publiquei um texto que acabou gerando uma discussão nos grupos de leitores do Facebook: "Por que não há quadrinhos produzidos na África publicados no Brasil?" O texto foi o mais acessado nesses quatro anos de existência. Com o texto, conheci o pesquisador Márcio Rodrigues que me convidou a fazer o curso sobre Quadrinhos Africanos. O sucesso do curso possibilitou que ele fosse ampliado em três módulos, tendo sido realizado dois deles em 2020. O curso é realizado no YouTube onde as aulas AoVivo ficam lá disponíveis a qualquer um (assista a primeira aula clicando aqui). O repercussão do curso acabou suscitando interesse de editoras em publicações vinda do continente e a plataforma Social Comics confirmou para 2021 a publicação de gibis virtuais de uma editora africana, além de rumores de outras editoras (mas que ainda não foram anunciados oficialmente). 

Esse ano eu acabei expandindo as formas de divulgação do blog. Além da minha página pessoal do instagram, que eu uso quase exclusivamete para falar de quadrinhos, eu criei uma página no Facebook, lá eu aproveito pra divulgar algumas notícias que eu considero relevantes e fazer comentários breves sobre a temática (hqs e afins). Uma outra forma que eu utilizei pra ampliar o alcance das minhas publicações foram videos no IGTV. Eu não tenho a intenção de vitar youtuber e, por isso esses videos serão esporádicos. Para aquelas pessoas que não tem conta no instagram, eu vou publicar os meus videos também por lá. 

Por fim sobre os anúncios do ano, está a nova coluna Norte em Quadrinhos Apresenta que tem a intenção de divulgar os gibis apoiado por esse projeto de grande relevância para o quadrinho nacional, já que infelizmente a narrativa nacional acaba muito centrada no Eixo Rio-São Paulo. 

Em 2020, como eu já citei o texto mais acessado (clique aqui) aqui do blog,  lá no Instagram a publicação que teve mais alcances no ano foi sobre o início do último arco do Tom King na revista mensal do Batman (Batman 39), são dessas coisas difíceis de entender que apenas o uso de várias hashtags explicam. A repercussão no instagram geralmente é bem diferente do blog já que as hashtags acabam gerando um alcance inesperado.

Para o ano de 2021, fica difícil estabelecer metas de ampliação de acessos já que em 2021 o número de acessos foi bem inconstante com meses em que o blog teve quase o dobro em comparação ao habitual. Eu só posso pedir pra que você leitor continue acompanhando as publicações do blog e me siga nas diversas redes sociais. Eu desejo que a gente sobreviva em 2021 já que infelizmente ainda há uma sombra de pessimismo em torno do nosso país principalmente por sermos liderados por um grupo tão retrógrado e ineficiente. 

Siga-me nas redes:

Instagram 

Facebook

Twitter

YouTube


Leia também:

3 Anos Depois

2 Anos Depois

1 Ano Depois

Do que se Trata Esse Blog



Comentários