Os Defensores originais é uma equipe que, durante muito tempo, só se juntava para executar uma missão e depois passava-se muito tempo sem se reencontrar. Essa equipe já teve várias formações mas o público civil (o não-leitor de quadrinhos) conhece apenas a equipe da Netflix. Essa história conta com os membros originais: o imortal Hulk, Namor, Doutor Estranho e o Surfista prateado.
O Hulk é atraído para uma estranha casa e lá ele encontra um esqueleto que parece ser do Doutor Estranho, em se tratando do Mestre das Artes Místicas, isso não se trata de uma simples coincidência (ou ruincidência) já que atrair pessoas para alguns lugares é um encanto bem conhecido. Bruce Banner toma as rédeas do corpo e vai investigar quem teria supostamente matado o Doutor Estranho e surrupiado o Olho de Agamoto, o seu medalhão místico.
Na história seguinte, Namor pretende reunir o reino de Atlântida e para isso vai atrás de uma raça que fora expulsa de lá, mas quem disse que eles querem fazer parte novamente do reino? O líder dessa raça, conhecida como Vodanos, decide pensar a respeito se o Príncipe Submarino derrotar um monstro que estava atazanando o reino.
Um Doutor Estranho bem velhinho descobre os detalhes de uma destruição mundial e decide encontrar os meios necessários para impedir a catástrofe. Já em um planeta muito distante, o Surfista Prateado descobre um desafio que não atinge apenas um povo mas vários planetas ao mesmo tempo e olha que eu não estou falando de Galactus! É um deus cósmico num formato de trem planetário (sim, parece ridículo) e que põe em risco a existência de vários planetas.
A missão desse enredo é unir tudo isso numa história só e que faça sentido! O encadernado apresenta uma história de cada personagem e por fim os coloca para solucionar a questão juntos ou pelo menos próximos.
Os roteiristas Al Ewing, Chip Zdarsky, Gerry Duggan, Jason Latour imprimem a sua forma pessoal de contar a história alguns com muito suspense, outros com muita ação e outros com foco na criação de uma cultura não humana. Da mesma forma, os desenhistas Simone Di Meo, Carlos Magno, Greg Smallwood, Jason Latour e o paraense Joe Bennett utilizam estilos bem diferentes em cada uma das cinco histórias. Os desenhos utiliza estilos que variam do mais realista, passa por um traço típico de histórias de heróis da Marvel até uma viagem psicodélica com formas estranhas e cores berrantes. O que a gente vê é o que se espera: uma salada narrativa em roteiro e desenhos.
Essa multiplicidade de estilo é bem típico dos crossovers, que são histórias com vários personagens com a intenção de levar o leitor de um personagem se aproximar de outros mas isso acaba sendo um desafio para fazer com que esse povo todo faça um trabalho em conjunto e que faça algum sentido. Bom, nesse ponto eu entro para dar a minha opinião. Eu li o encadernado com baixa expectativa por já ter visto youtuber falando mal da história. De início, nas histórias de cada personagem em separado, eu consegui ficar bem conectado na história, a salada artística me incomodou mas não chegou a afetar a compreensão, com exceção da história do Surfista Prateado, cujas quebras narrativas e os subenredos me confundiram. A história com os quatro personagens consegue amarrar bem o enredo apesar de Al Ewing inserir uns elementos sem rumo (o aparecimento dos Atlantes ficou bem forçado). O estranho é que apesar de ser uma história fechada, o final deixa uma ponta para ser resolvida para uma próxima história da equipe ou para outros heróis da Marvel. Assim a história em si têm os seus fefeitos mas eu não a considero como ruim.
Os Defensores A Melhor Defesa é um encadernado publicado em 2019 e pode ser lido por leitores experientes ou amadores. Para quem está empolgado com o sucesso que o Imortal Hulk está fazendo, pode se decepcionar com a história. Eu a considero um pouco acima de regular, é uma boa história que por ser audaciosa acaba decepcionando na sua conclusão pelo uso de alguns artifícios narrativos que não convence. Então, experimente para uma típica história de herói mas não espere muito.
Compre aqui
Destaque da obra:
- primeiro encontro da equipe original na fase Começo Fresco (Marvel Fresh Start)
Ficha técnica:
Data da publicação - setembro de 2019
Editora - Panini
Número de páginas - 168
Páginas coloridas/ capa cartão/ lombada quadrada/ formato comics
Leia também:
Primeiras Impressões: O Imortal Hulk
Defensores
Destaque da obra:
- primeiro encontro da equipe original na fase Começo Fresco (Marvel Fresh Start)
Ficha técnica:
Data da publicação - setembro de 2019
Editora - Panini
Número de páginas - 168
Páginas coloridas/ capa cartão/ lombada quadrada/ formato comics
Leia também:
Primeiras Impressões: O Imortal Hulk
Defensores
Comentários
Postar um comentário