Um ano depois


O blog faz aniversário e esse texto é dedicado a isso. Eu já escrevia na minha página do Facebook sobre quadrinhos, com a intenção de sugerir e explicar melhor aos amigos, até quando fui surpreendido com a notícia de que pessoas ainda escreviam blogs (pensava que isso era coisa de jornalista de portais). Além disso, um outro amigo veio com uma mensagem muito enfática e sincera sobre acreditar nos sonhos e em investir o ano de 2017 nisso. Pois pronto! Decidi criar um blog e, pra atrair leitores, voltei os meus textos pros civis (pessoas que nunca leu ou leu uma coisa ou outra de quadrinhos).

Basicamente a ideia era fazer resenhas do que eu estava relendo, como sou leitor de revista mensal fica difícil fazer resenhas de leituras inéditas  (a gente acaba esquecendo coisas significativas no decorrer dos meses). Porém eu apostei na ideia de pelo menos publicar sobre as primeiras edições sem emitir opinião. Assim surgiram as colunas Primeiras Impressões (material inédito) e Voltando às Bancas (republicacoes). Ainda não satisfeito, acabei inserindo textos meus sobre assuntos dentro dos quadrinhos. Com a reformulação editorial do blog, decidi fazer texto comentando notícias bombásticas para os quadrinhos. O blog não tem função de dar notícias mas de emitir opinião e divulgar material que estou lendo e acabou de chegar as bancas.

Nesse ano, acompanhei o número de acessos, praticamente o único feedback que eu tenho sobre os textos. Poucas pessoas publicaram comentários no blog, no Facebook, no Twitter, no whatsapp ou pessoalmente; mas esses poucos dados ajudaram a supor o que estaria agradando.

Como em tudo no final de ano, também apresentarei o que foi pior e o melhor entre os textos do blog. No decorrer do ano tive surpresas quanto ao número de visualizações. Houve arcos bem sem graça em que eu publicava texto por ter até então como proposta trazer todos os arcos que eu estava lendo. Por outro lado, arcos que eu me empolgava bastante no texto tiveram um número de visualizações menor do que eu esperava.

O texto menos visto, por exemplo, me surpreendeu. Trata-se do Primeiras Impressões Batman Renascimento  (link ao final do texto). O Renascimento DC, apesar de não ser um reboot, permite que leitores novos, os que estavam acompanhando desde os Novos 52 e leitores antigos que pararam de ler; todos pudessem ler as revistas DC com arco iniciando para todos os heróis numa situação em que nenhum desses leitores tivessem sabendo do que estaria por vir. A revista do Batman estreou muito bem e apesar de o argumentista ser um estreante ele mantém um ritmo de aventura e algumas sutis surpresas.

Entre os textos mais lidos, dois ficaram empatados e o melhor é que nenhum deles é uma resenha. "Como escolher HQs em bancas" são orientações para quem quer iniciar a comprar HQs mas não sabe como. Hoje é ainda mais fácil devido a ter muito material em livraria online, assim é possível encontrar todos os números, contudo ainda é um texto com excelentes dicas. "Como os filmes baseados em HQs afetam a produção" é um enorme texto de duas partes com um título horrível. Porém o número de visualizações ficaram bem próximos nos dois textos com uma pequena superioridade ao primeiro. Fala sobre como a indústria cinematográfica afeta na produção dos quadrinhos na Marvel e na DC, geralmente os textos abordam o contrário, acho que por isso chamou tanta a atenção. O título não é bom mas o texto ficou ótimo. Isso me motivou a ampliar ou manter os textos além das resenhas.

Para 2018 haverão textos de heróis Marvel e DC, mas haverá também novidades. O blog trará textos de heróis da Image. Além disso, haverá resenhas de material adulto Marvel e do selo adulto Vertigo com histórias fora do universo de Super-Heróis. Para a minha alegria, no próximo ano trarei pelo menos dois autores da minha terra: o Piauí. Espero manter essa vontade em escrever para poder vir a trazer indicações fora do mundo dos super-Heróis pra mostrar o quanto a nona arte é ampla.

Para o próximo ano tenho como meta ir além daquilo que eu não atingi: ter 100 visualizações num único texto. A minha meta é atingir 150 visualizações em um único texto. Desejo a todos os leitores desse blog um 2018 com muitos quadrinhos, tanto para quem já leu quanto para os que morrem de vontade mas ainda não leu nenhum. Que façamos juntos um 2018 diferente!

O texto menos lido de 2017:
http://garimpeirosdehq.blogspot.com.br/2017/05/primeiras-impressoes-batman-renascimento.html?m=1

Os textos mais lidos :
http://garimpeirosdehq.blogspot.com.br/2017/02/como-escolher-hqs-nas-bancas.html?m=1

http://garimpeirosdehq.blogspot.com/2017/08/como-os-filmes-baseados-em-hqs-afetam.html

O primeiro texto do Blog :
http://garimpeirosdehq.blogspot.com.br/2016/12/do-que-se-trata-esse-blog.html?m=1


Comentários