A Marvel está Disneyzando? Parte 1



Com a recente aquisição da Fox pela Disney criou uma situação bem polêmica sobre os personagens da Marvel no cinema, a Disney detém os direitos da Marvel desde 2009. Houve mudanças perceptíveis nos quadrinhos da editora desde então? Como poderia disneyzar os quadrinhos da Marvel?

Esse texto pode ser considerado uma teoria da conspiração e geralmente teoria assim rende boas histórias. Deixo o julgamento a você leitor se essa minha divagação faz algum sentido ou não.

O início do século XXI rendeu ótimas iniciativas bem sucedidas. O século começa com o lançamento do Universo Ultimate, uma oportunidade dos novos fãs iniciarem num universo novo, mesmo com personagens clássicos e adaptados para serem mais próximo a realidade. Uma outra iniciativa foi o selo Marvel Knight, um selo com uma proposta mais séria, porém com histórias dentro do Universo tradicional. Uma outra iniciativa foi o selo Marvel Max, um selo adulto em que os autores teriam uma maior liberdade criativa contanto que não tomasse nenhuma decisão drástica, como a morte de persoagem.

As revistas Marvel tradicionais traziam além de histórias mais interligadas, sagas que levavam a outras sagas, cada um com o seu impacto. Foi desde a reformulação dos Vingadores com a sua quase destruição, a loucura e advento dos mutantes chefiados por Magneto, uma Guerra Civil que de forma inédita polemizou lados em que os heróis se dividiram que levou a ascensão de Norman Osborn, que durante muitos anos foi o Duende Verde, no controle da inteligência dos EUA.

Cada uma saga foi muito bem planejada e levavam a uma situação lógica que iniciaria uma outra saga. Foram dez anos em que acompanhar o universo Marvel era empolgante.

O Reinado Sombrio, saga do apogeu de Norman Osborn ocorreu em 2010, depois disso houveram sagas mas nenhuma com um impacto significativo. Isso permaneceu até 2013 com a saga Vingadores vs X-Men que gerou a Nova Marvel. Essa iniciativa não era um reboot mas o ponto de partida da substituição dos heróis clássicos por outros personagens. As transformações foram aos poucos até que em 2015 vieram as Guerras Secretas e com elas o fim do Universo Ultimate, com a inclusão de alguns personagens no universo tradicional e a proposta atual com grandes mudanças nos personagens clássicos. Uma proposta que não funcionou e levou a uma queda na venda dos quadrinhos Marvel.

Aqui no Brasil essa iniciativa recebeu o nome de Totalmente Diferente Nova Marvel e em Janeiro completa um ano. Se você tiver a curiosidade de folhear revistas com um mix de várias revistas americanas você verá que as páginas se sucedem com muito diálogo e praticamente sem nenhuma ação. Se você ler além de confirmar isso, você encontrará quadrinhos parecidos com diálogos com piadas sem graça e a impressão de que nada esta ocorrendo.

Assim eu posso voltar ao título do texto. "Disneyzar" foi um termo que apareceu durante uma conversa informal que aproveitei pra pensar a respeito. Em 2009 a Marvel é da Disney e em 2010 foi o final das sagas impactantes que vinham bem delineadas. Atualmente as histórias são engraçadinhas e sem ação. Isso me leva a concluir que há realmente uma mudança editorial na proposta da Marvel bem parecida com o que a Disney produz há anos, há uma disneyzacao da Marvel.


Esse texto continua

Comentários