Sandman Parte VII - Despertar


TEXTO COM SPOILERS DO TAMANHO DO SONHAR, voltado pra quem já leu ou tem curiosidades mas não pretende ler a obra.

Com a morte de Sandman, o arco trata dos funerais do personagem. Os perpétuos, após convocados, buscam a mortalha de Morpheus. Nos funerais, os Perpétuos se reúnem pra se despedir do irmão (com exceção de Destruição) além de alguns mortais que foram significativos na trajetória de Sonho. Enquanto isso, aquele que antes era Daniel, agora assume como Sonho dos Perpetuos. Mas ele não está morto? "Aquele era apenas um ponto de vista", explica Abel.



De todos os desenhistas convidados, Michael Zulli foi quem mais me agradou. O arco ficou com uma cara cinematográfica. Há uma beleza melancólica na sua arte, até nos momentos com Delirium.

A morte de Sandman foi muito bem preparada por Neil Gaiman que durante as edições já mostrava que isso iria ocorrer desde Prelúdios e Noturnos, quando Sandman afirma que houve outros além dele, quando a imagem de um Sandman branco é mostrada em outro arco e ao afirmar que encontrar-se com Destruição sempre deixa alguma mudança. Aliás, ler toda a obra, passa a impressão que o autor sabia exatamente tudo o que iria ocorrer desde o primeiro arco.



O interessante é como Gaiman retrata a Morte, como uma personagem muito sábia e simpática, além de muito bela. A leveza de quando ela aparece pra levar aquele que morreu, demonstrando a simplicidade que é passar do estado de vivo para o de morto, é algo tão sutil que nem personagem e nem leitor notam quando acontece.

Sandman é uma obra premiada por essa visão inusitada e por trabalhar tão bem as metáforas que giram em torno de cada Perpétuo, em especial de Sonho. Além de transformar num conto diversas metáforas e até um pouco da teoria freudiana, Gaiman estudou e retratou como as diversas culturas encaram os sonhos e o ser que lá habita. Cada edição mensal foi feita através de muitas pesquisas.

Sandman é uma obra pra ler e guardar e ler novamente anos depois, a cada reeleitura noto um detalhe a mais e como carrega muitos ensinamentos, uma edição ou outra traz algo que me toca naquele momento.

O blog encerra as resenhas sobre as mensais de Sandman, porém ainda há muito ainda que ser comentado sobre as edições especiais e dos demais personagens do Sonhar que saíram com o titulo Sandman Presents. Até lá e bons sonhos!

Compre aqui:


Comentários