Bruce Banner continua seguindo a sua vida afugentado, perseguido pela culpa de ser um monstro e também pelo temor de sofrer a vingança do Gigante Esmeralda. Isso porque há pouco tempo ele havia conseguido prender a criatura numa parte do seu inconsciente e aproveitou do seu corpo para executar missões, como se aquelas toneladas de músculos fosse uma nave. Hulk se libertou com ainda mais ódio de Bruce e, se um dia encontrar um meio, irá matá-lo. Enquanto isso, a criatura chamada Primogênita despertou o Irmão Abissal e convocou monstros na Terra para destruir o Hulk e instituir a Era dos Monstros. Esse encadernado traz os arcos Aquela Velha Religião e A Charada do Homem-Coisa e foi publicado em junho de 2024 pela Editora Panini.
Aquela Velha Religião
Charlie é uma garota que sofria violência física do pai, um dia, ao fugir dele, deu de cara com o Hulk e decidiu que iria segui-lo. Banner tenta a todo o custo convencê-la que o monstro não é um herói mas é inútil. Os dois arcos possuem roteiro de Phillip Kennedy Johnson que traz pequenas pontes com duas fases anteriores do personagem. A fúria que a Primogênita possui contra o Hulk liga-se com o fato de ele ter atravessado a Porta Verde, ainda na fase Imortal Hulk. Além disso o temor de Banner com relação ao seu alter-ego refere-se aos acontecimentos da fase anterior escrita por Donny Cates.
Os desenhos desse arco são de Nic Klein que possui um traço mais realista, o que intensifica as cenas de terror. O desenhista explora bem a violência das cenas ainda que em alguns momentos ele busque um anglo que não deixe a evisceração explícita, ele acaba deixando para as onomatopéias fazerem o serviço de confirmar ao leitor aquilo que está acontecendo. Um outro destaque são as transformações de Bruce. O protagonista tem o corpo desfigurado numa massa que vai crescendo de maneira disforme, ou seja, a proposta é dar um outro tom as histórias de horror contadas em Imortal Hulk.
A Charada do Homem-Coisa
Hulk e Charlie vão parar na Flórida sem saber que por lá pessoas estão sendo atraídas por pessoas ressuscitadas no meio do pântano. Isso é apenas mais uma forma de outro monstro fazer vítimas. Ao verificar o que está acontecendo, Banner encontra o Homem-Coisa por lá que também quer destruí-lo.
Eu fico tenso quando a proposta de enredo das histórias do Hulk, voltadas para o terror, gera encontro com outros personagens da Marvel porque é exatamente aí que tudo desanda, por retomar o clichê habitual de heróis que lutam e depois se aliam. Pelo menos nesse encontro o personagem, por ser um monstro, é coerente com o roteiro cuja vilã desperta ou manipula essas criaturas para destruir o Hulk. O porque que ela faz isso, estava vago até a conclusão desse arco.
O traço de Travel Foreman é mais simples que o de Nic Klein contudo ele consegue ter um estilo diferente que se adequa bem nas cenas com Bruce Banner mas nos momentos de terror, as suas criaturas ou transformações ficam difíceis de entender e não gera um impacto tão marcante quanto as do arco anterior.
Veredicto
O Incrível Hulk A Era dos Monstros é um ótimo início. Os autores retomam a proposta de terror que já havia sido bem elogiada em Imortal Hulk. O roteiro mostra ser bem conduzido e ao final dessa edição o roteiro demonstra estar bem construído com a motivação dos personagens e sobre o que esperar dessa nova fase do personagem. Por outro lado, eu achei que os argumentos ficaram aquém do potencial que a hq demonstra. Por ser uma história voltada para um público mais maduro e que boa parte dela ser narrada por Bruce Banner, poderia ter diálogos não tão diretos como os da dessa edição. Entretanto a obra mostra que é uma leitura que vale muito a pena, mesmo por aqueles que não vem acompanhando o personagem como eu, já que as referências a outras fases do personagem já possuem explicação suficiente na própria história. Dessa forma o leitor vai voltar a ler aventuras do Gigante Esmeralda sem se ater tanto as típicas histórias de super-heróis.
Ficha técnica:
Publicado em: junho de 2024
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada
Preço de capa: R$ 34,90
Comentários
Postar um comentário