Showa Volume 1 - 1926-1939: Uma História do Japão

 


O Século XX foi marcado com a Segunda Guerra Mundial quando o grupo de países denominado como Eixo se uniu com a tentativa de dominar o mundo, fizeram parte desse grupo a Alemanha, a Itália e o Japão. Esse é um quadrinho que traz os acontecimentos históricos que antecederam a entrada do Japão na Segunda Guerra e o contexto que levou a inclusão do país para fazer parte do Eixo, esse período foi conhecido por lá como a Era Showa. A obra também é auto-bilgráfica e mostra os eventos da vida de Shigeru Mizuki nesse período, detalhando como era a vida do cidadão comum na época. Esse é o primeiro volume de quatro que foi publicado originalmente pela Editora Kodansha e que a Editora Devir trouxe ao Brasil pelo Selo Tsuru em março de 2024. 

Quando a gente pensa em Japão, logo vem a imagem de uma nação rica, repleta de tecnologia por todos os lados. Por isso, é difícil imaginar que um dia o povo desse país passou por tanta dificuldade financeira. Apesar do autor Shigeru Mizuki ser muito criança nessa época, ele lembra bem da vida de miséria pela qual passou e do esforço que o seu pai teve para garantir o mínimo de sustento necessário para a sua família. Associado a história de vida do autor, há a narração de todos os acontecimentos que o país passou que levou àquela situação. 

O autor utiliza de dois tipos de traços para delimitar os acontecimentos. Quando o foco é a auto-biografia, o autor utiliza de um traço cartunesco e uma narrativa voltada para o humor. Nesse momento, os leitores de Mizuki poderão encontrar um personagem já bem conhecido de outra obra: Nonnonba, a avó do autor que também tem um bom destaque nessa obra. Por outro lado, quando a narrativa se dá sobre acontecimentos Históricos do país, o traço fica bem mais detalhado num estilo realista, exceto pelo personagem Nezumi-Otoko que aparece como um narrador onisciente para acrescentar explicações essenciais para a compreensão do que está sendo retratado, além disso ele confere um toque de humor para deixar a narrativa mais leve. 

Além da habilidade do autor em utilizar dois estilos de traço na mesma obra e saber como combinar isso com a narrativa, a forma como ele utiliza do texto escrito é admirável. Na maior parte do livro, a maneira como tudo é narrado não cansa, exceto por algumas páginas em que são mostrados várias figuras históricas seguidas, nesse momento nem as notas de rodapé, que salvam em vários momentos, deixam essas páginas interessantes. Porém isso são exceções. A leitura chamou a atenção do quão perigoso o exército se torna quando se propõe a impor suas próprias soluções para o governo. Um outro momento em que me fez conectar com a atualidade é na maneira de governos totalitários lidar com pessoas que detém conhecimento científico fazendo com que professores de universidades estejam entre as vítimas da perseguição desses. 

Showa Volume 1 é um ótimo quadrinho que tanto narra a História do Japão, quanto a vida do autor. Para isso ele demonstra uma habilidade incomum em usar narrativas diferentes tanto no traço quanto nos argumentos. Apesar do número de páginas assustar, a obra consegue conquistar a atenção do leitor na maior parte do tempo e acaba sendo uma referência como leitura básica para compreender a realidade do Japão pré Segunda Guerra Mundial e como o país se colocou ao lado do Eixo. Uma leitura recomendada para leitores adultos com ou sem experiência em narrativa em quadrinhos. 

Compre aqui

Ficha técnica: 

Título original: Komikku Shōwa-shi 

コミック昭和史

Editora: Kodansha

Roteiro e desenhos: Shigeru Mizuki

Tradução: Lidia Ivasa 

Formato: 17 x 24 cm

Lombada: 3,5 cm (estimada)

Estrutura: 528 páginas PB (com 

páginas coloridas)

Acabamento: brochura com sobrecapa

Peso: 990 g (estimado)

Área de interesse: História, Japão, 

Segunda Guerra mundial

Público: Adulto 

Preço de venda: R$ 130,00 (estimado)

Leia também da Editora Devir: 

Hitler de Shikeru Mizuki

Marcha para a Morte! - o mangá que escancara o horror e a estupidez da guerra

Nonnonba - o mangá que mostra o folclore japonês

Planeta Demoníaco Remina

GoGo Monster

Comentários