O Inescrito 8 - O Ferimento

 


Chegou a hora de sabermos como a sociedade ficou após os acontecimentos da vida de Tom Taylor tornarem-se públicos. Tom teve a sua vida investigada após uma repórter colocar em dúvida a sua identidade, em seguida ele foi preso e dado como morto, depois misteriosamente ele reapareceu meses depois. Isso tudo se tratando de uma figura que se tornou famosa em todo o mundo com os livros escritos pelo seu pai Wilson que traz como protagonista um garoto com nome similar ao seu. O resultado de tudo isso foi a criação de uma igreja que cultua Tommy Taylor e que está sendo investigada pela polícia. Esse encadernado foi publicado em julho de 2014 pela Editora Panini. 

Mike Carey e Peter Gross aprofunda nesse arco algo que é muito relevante: como ao se manipular histórias, é possível manipular pessoas. Na trama, uma igreja foi edificada para idolatrar Tommy Taylor e seus fiéis estavam convencidos a um ponto que nem a aparição do próprio Tom conseguiu convencê-los do contrário. Um grupo carente por esperanças que foi capaz de abandonar convicções que permitiam discernimento suficiente pra entender que toda a sua crença atual era baseada num livro de ficção popular. 

Como podemos classificar Inescrito como uma simples fantasia quando vemos no ano que eu escrevo esse texto que os eleitores da cidade de São Paulo quase escolheu como prefeito uma pessoa que se tornou milionária engabelando pessoas com ensinamentos impraticáveis (clique aqui)? Esse personagem da vida real fala com tanta convicção de absurdos que foi capaznpor exemplo de levar pessoas a subir uma montanha em condições tão inóspitas que foi preciso que os bombeiros a resgatassem. Por mais que a gente advertisse as pessoas que não o conheciam, mais a sua popularidade subia junto com a sua intenção de votos. Aí o picareta literalmente só tinha a ganhar já que, mesmo perdendo a eleição, ele ampliava seus seguidores nas redes sociais, garantindo que ele vendesse mais cursos pra mais pessoas ignorantes. 

O Inescrito 8 é um excelente quadrinho com um enredo que aparentemente é tão absurdo mas que a atual década de 20 transforma tudo em mais uma terça-feira. Ainda que seja uma obra da década passada, ela não tem nada de visionária e mostra que o poder das palavras pode sim libertar mas também é capaz de levar multidões a ter atitudes absurdas.

Ficha técnica:

Publicado em: julho de 2014

Editora: Panini
Licenciador: DC (Vertigo)
Categoria: Edição Especial
Gênero: Fantasia
Status: Série completa
Número de páginas: 148
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 19,90

Leia também: 




Comentários