ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS
Tom Taylor teve a vida invadida por um personagem de sucesso criado por seu pai que utilizava o seu nome. Wilson, o seu pai, está morto e no seu diário estão os nomes de quem o matou e vem matando todas as pessoas que Tom ama. Mesmo sem saber detalhes sobre essa realidade que se mistura com ficção, Tom agora está de posse de um maçaneta que o transporta a quaisquer lugares e de uma varinha que possui os mesmos poderes que estão no livro. Assim cansado de ser a vítima, Tom quer descobrir todos os feitiços e partir pra cima da organização que quer destruir a sua vida e é claro que a mesma não deixará isso barato. Esses encadernados foram publicados pela Editora Panini em março e abril de 2014.
Esse arco mostra que quem diz "A primeira impressão é a que fica" está completamente enganado. Isso porque ao ver esse quadrinho por aí, você verá uma imitação de Harry Potter com o único diferencial de que uma pessoa nasceu na mesma época do personagem e que foi revelado que aquela não era a sua identidade verdadeira. Esse enredo leva a provável reação do "Já vi tudo!" que impede o leitor de ter acesso principalmente ao desenrolar da trama que ocorre nessas edições.
Se até então cada arco era um pouco parado para se concentrar nos mistérios e na estranheza do mundo que o quadrinho traz, essa é uma história de ação. Tom Taylor, munido de conhecimento dos feitiços do seu alter ego vai pra cima da organização secreta chamada de Camarilha e se vinga dos assassinos que mataram os seus conhecidos. É claro que com isso ele vai travar uma batalha com o seu antagonista chamado Pullman que, além de ser um grande lutador, utiliza de poderes pra desfazer objetos com seu toque.
Contudo o que é mais atraente nesse arco são as revelações que ele traz. A Camarilha existe há séculos e é capaz de modificar quaisquer histórias (real ou ficcional ao seu bel prazer). Isso porque quem controla história, acaba controlando a crença das pessoas e com isso as suas atitudes. A partir daqui a fantasia adquire um rumo de ficção científica com pitadas de teoria da conspiração já que se insere na narrativa elementos Históricos e é nesse momento que Mike Carey e Peter Gross dá toques de realismo e nos surpreende com a complexidade da narrativa, isso sem perder de vista a maneira divertida de como tudo é narrado.
Tudo isso que eu mencionei ocorre na edição 6. Porém há uma edição 7 em que os personagens da trama principal são deixados de lado e a gente vê a consequência da manipulação da Camarilha sobre a História através dos séculos. Esse é um arco complementar que pode ser facilmente ignorado e que eu praticamente só passei as páginas porque não estava entendendo era nada. Talvez se eu soubesse a fundo da História da Europa desde a Inglaterra até a Rússia quem sabe eu achasse menos pior, mas esse negócio de Europa nas Idade Média e Moderna sempre foi um desafio pra eu me manter acordado. O último capítulo desse encadernado ocorre no presente mas o acúmulo de tédio das demais histórias me impossibilitou de gostar até dele.
Antes de concluir preciso realmente comentar sobre a capa da sexta edição. O Inescrito se destaca pela capas interessantes e que acredito que foi difícil a escolha entre tantas. Contudo para a citada edição foi escolhida uma das piores capas de toda a série. Tudo bem que o embate entre Tom e Pullman chama a atenção do leitor, porém precisava ser uma capa tão feia?
O Inescrito 6 e 7 traz uma excelente trama para a primeira edição dessa dupla, com a trama chegando ao seu auge tanto na ação quanto nas revelações, o que faz com que a série deixe de parecer uma fantasia previsível para se transformar numa série com metáforas sobre a vida real que nos leva a pensar sobre o poder da palavra escrita na História das civilizações. Eu particularmente aconselho a nem ler a edição 7, talvez se você for um cabeçudo da História européia tenha algo lá pra você, porque pra mim foi tudo esquecível. Apesar disso, valeu a pena ter acompanhado a série para chegar até esse arco.
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O Inescrito 5 - Cidadão Taylor e Ontogênese
O Inescrito 3 - O Retorno de Um Morto
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