Grandes Heróis DC Os Novos 52 5 - Aquaman: As Profundezas

 


Em 2011, a DC Comics decidiu dar um ponto de partida para todo o seu Universo. Isso teria a intenção de trazer novos leitores que finalmente poderiam começar a colecionar os quadrinhos da Editora podendo compreender a sequência dos acontecimentos. Essa iniciativa foi chamada de Os Novos 52 e dentre as revistas que foram iniciadas está a do Aquaman, que traz o personagem passando a defender os habitantes da superfície. As histórias dessa edição, publicada em dezembro de 2023 pela Editora Panini, foram publicadas pela primeira vez no Brasil na revista Universo DC 1 a 6 de junho a novembro de 2012 também pela Editora Panini. 

O roteirista Geoff Johns inicia esse arco resolvendo uma questão delicada: o fato do protagonista ter servido como piada nos diversos meios de comunicação. Os humanos vêm o Aquaman como uma figura menor e se restringem a achar que ele possui como habilidade única "conversar com os peixes"! Logo nas primeiras páginas o personagem mostra a que veio e a sua imponência demonstra o quanto é merecido o respeito a ele. Em seguida, aparece o enredo principal, o ex-rei da Atlântida é chamado para ajudar no assassinato de pessoas por seres humanóides cujo rosto aparenta ser o de piranhas que saíram do mar e estão devorando pescadores. Geoff Johns tem uma narrativa direta sem deixar se levar pelos clichês ou um argumento superficial, o que lembra as boas histórias de super-heróis da década de 80 do século passado. A trama abandona rapidamente o teor cômico inicial e vai para um certo tom de terror e ainda vai deixando ganchos a serem explorados em outros arcos. 

Essa fase teve uma grande repercussão que acabou chamando a atenção também pelas suas vendas. Para mim, o mais interessante é quando ouvi sobre os bastidores da produção desse quadrinho. O paulista Ivan Reis, responsável pelos desenhos, revelou numa entrevista para o podcast Confins do Universo que a DC pediu para que ele escolhesse um personagem para idealizar uma revista e ele escolheu o Aquaman, assim o seu editor entrou em contato com Geoff Johns que estava disponível para escrever. Seguindo a entrevista, podemos perceber como a interação dos dois levou aos detalhes da produção que ultrapassou os quadrinhos e chegou aos cinemas influenciando um dos poucos filmes de sucesso da DC. Reis comenta sobre as suas ideias para o personagem sobre a indumentária, como seria o visual do personagem e alguns pontos que deveriam estar presente na trama, foi a partir dessas ideias que Johns construiu os elementos que iriam compor essa fase. 

Lendo esse encadernado, percebemos que o sucesso não é à toa. Ivan Reis tem um estilo bem realista e acaba transformando cada página numa obra de arte maravilhosa tanto pelos cenários quanto nas expressões de cada personagem. O desenhista utiliza de alguns detalhes na arte para intensificar a ideia de que a cena realmente está acontecendo, por exemplo como a maneira como Mera discretamente coloca o cabelo por trás da orelha enquanto conversa. Além disso é notável o quanto as cores de Rod Reis colaboraram para a beleza da obra. Ele soube implementar muito bem a ideia do Ivan Reis de que o protagonista não estava utilizando uma camiseta e sim uma armadura dourada. Ele também possibilitou o realismo dos momentos em baixo d'água, garantindo a parça iluminação de quem está há vários metros de profundidade.

A edição está no formato acessível e confortável de manusear, porém traz alguns detalhes que não me agradaram.  Os créditos e os títulos de cada história estão exclusivamente no índice. A leitura não permite que a gente encontre quando acaba uma parte e incia a outra, eu prefiro quando cada história venha delimitada pelo menos com o seu início. Ainda que as quatro primeiras histórias, por comporem um arco não tenha necessidade de delimitar o título, as duas últimas são histórias simples e acho desagradável ter que ir ao índice para saber o título da história e também quando a história seguinte se inicia. Um outro ponto que me desagradou foi a ausência das capas originais. Para piorar, a única menção sobre o encadernado que vai dar continuidade na história, está no final de um dos paratextos. Para um leitor como eu que só irá ler as histórias do Aquaman dessa coleção pode ter dificuldade para saber qual é a edição seguinte, inclusive o número da edição na coleção só pode ser visto na lombada. Isso dificulta ao leitor que pretende juntar na sequência discriminando os arcos de cada herói. Esse formato de republicação de histórias em encadernados já faz parte da produção da Panini há alguns anos e nem precisaria que essa coleção viesse com tantas diferenças assim. 

Grandes Heróis DC 5 traz um excelente arco do Aquaman que dá uma roupagem nova para o personagem e estabelece a sua importância inclusive para uma nova geração de leitores que poderá se divertir com uma história bem construída sem o peso da cronologia. A trama atrai por ir direto sobre as temáticas do enredo evitando caminhos narrativos já batidos. Pelo contrário ainda que a história se feche nessa edição, consegue definir ganchos para as histórias seguintes. Por isso essa é uma edição que é indicada para qualquer leitor adulto (já que ela é bem violenta para ser indicada para crianças) novato ou que já é leitor de quadrinhos.

Compre aqui:

Formato capa cartonada  ou formato omnibus

Ficha técnica: 

Publicado em: dezembro de 2023

Editora: Panini
Licenciador: DC Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Número de páginas: 144
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 39,90

Leia também: 




Comentários