Cole havia descoberto uma organização chamada Departamento da Verdade que tinha como função transformar em boatos as verdades que vinham à tona mas que a sociedade não poderia saber. Uma agência contrária a ela é conhecida como Black Hat que entrou em contato com o repórter para mostrar a sua versão dos fatos. Toda essa gama de manipulação que está no mundo há séculos, deixou Cole confuso e, para piorar, uma das organizações agora está jogando o seu próprio marido contra ele. A Editora Devir compilou nessa edição dois encadernados estadunidenses em dezembro de 2023.
A metade dessa edição é composta por um arco em seis partes chamada Anomalia. Esse arco aparentemente traz histórias soltas sobre como acontecimentos bem populares passaram a ser vistos como boatos. Eles iniciaram ainda na Idade Média quando foi inventado um rei que uniu a Europa ao determinar que o cristianismo iria ser a religião oficial. Além dessa situação política entre nações as histórias mostram também sobre contato com seres extra-terrestres e a atuação de uma agência chamada Homens de Preto para apagar qualquer menção sobre esses eventos. Isso sem contar com todo o contexto da Guerra Fria quando as duas potências (EUA e URSS) utilizam formas sofisticadas da manipulação nazista para disputar uma versão que eles designam como verdade.
O roteirista James Tynion IV não quer apenas confundir o protagonista da sua história. Com uma série de relatos que misturam fatos históricos com um sutil toque de ficção, ele consegue confundir a própria convicção do leitor. Ele possui tamanha habilidade com o texto que a gente se pergunta se aquilo realmente não teria ocorrido da forma como ele está narrando. Por isso, se a leitura do volume anterior já deixava a gente um pouco tonto, ele aproveita pra intensificar essa sensação com essas histórias. O roteirista não se contenta em trazer apenas uma história diferente mas também explora outras narrativas a cada capítulo desse arco indo dos quadrinhos ao livro ilustrado e mantendo o mesmo grau de estranheza.
Os desenhos de Anomalia são de Elsa Charretier, Tyler Boss, John J. Pearson, David Romero, Alison Sampson e Jorge Fornes. Ainda que cada um deles tenha um traço completamente diferente do outro, eles possuem um estilo que se enquadra bem na escolha da narrativa do roteiro. Em particular eu me encantei com a arte pintada de John Pearson nesse arco.
Os últimos capítulos dão continuidade a história do repórter Colen desenhadas pelo co-criador Martin Simmonds e a minha leitura acabou sendo afetada por toda essa sensação de confusão que me impedia de lembrar dos acontecimentos do volume anterior. Ainda que isso tenha afetado a minha imersão na história, os argumentos são tão bons que foi possível me divertir apesar de tudo.
Departamento da Verdade Volume 2 é um ótimo quadrinhos que amplia a sensação de confusão já trazida no primeiro volume. Os autores conseguem trabalhar muito bem a premissa de "uma mentira contada mil vezes torna-se verdade", uma ideia bem difundida pelos nazistas. Esse é um quadrinho tão complexo que acaba sendo destinado a leitores adultos, além disso a maneira como a narrativa é utilizada tanto no traço quanto no argumento o torna uma obra destinada a leitores mais experientes na nona arte. A gama de sensações e reflexões que esse quadrinho traz nos possibilita se divertir em diversos momentos.
Ficha técnica:
Título Original: The Department of Truth
vols. 3 e 4
Editora original: Image Comics
Roteiro: James Tynion IV
Desenhos: Martin Simmonds e outros
Tradução: Marquito Maia
Formato: 17 x 26 cm
Estrutura: 324 páginas coloridas
Acabamento: capa brochura com
orelhas
Peso: 670 g (estimado)
Lombada: 2 cm
Área de interesse: mistério, teoria da
conspiração, agentes secretos
Público: adulto
Preço: R$ 144,00
Leia também da Editora Devir:
Departamento da Verdade 1 - O Fim do Mundo
Something is Killing the Children: Alguma Coisa Está Matando as Crianças - Livro 2
Sin City - De Volta ao Inferno
Sin City - Balas, garotas e bebidas
Sin City - A Noite da Vingança
Comentários
Postar um comentário