Jeremias finalmente escreve as suas próprias histórias e conquistou o reconhecimento através de uma premiação literária. Porém os aplausos e a fila por um autógrafo seu parece não ser suficientes para a sua satisfação, ainda há um vazio e ele não sabe o quê. Ao retornar para a biblioteca da tia Nancy, ele encontra uma figura sombria numa cadeira de rodas e, junto com a Milena, resolvem investigar sobre quem é aquele rapaz mal humorado. As Graphic MSP do Jeremias anteriores são um sucesso de crítica, Pele foi laureada com um prêmio Jabuti e Alma chegou a ser finalista do mesmo prêmio e agora mais uma história foi publicada com os mesmos autores pela Editora Panini em setembro de 2023.
Se você fizer uma leitura superficial da obra, vai ter uma impressão de que a trama é previsível. Isso se você considerar o Jeremias com um problema e a maneira que ele o resolve. Porém o enredo trata da busca em tornar-se um griô, que vai muito além de um mero contador de histórias, isso porque o griô guarda consigo a responsabilidade de detalhar inclusive histórias reais e abarcar nisso toda a sua complexidade. É nesse ponto que o roteiro do paulista Rafael Calça brilha, assim como a Estrela que entitula o livro.
A gente descobre junto com Jeremias a responsabilidade de narrar fatos já que isso influencia diretamente na vida de pessoas, reduzindo a identidade delas a um único acontecimentos e ignorando tudo o que mais ocorreu na sua vida. Nesse momento, Calça nos coloca a refletir sobre esse momento no presente, cuja verdade virou apenas um joguete ideológico para vitalizar uma marca. Reduzimos o consumo de notícias às manchetes de jornais que vemos nas redes sociais. Nós estamos a todo o tempo em busca de confirmar aquilo que o nosso limitado conhecimento alcança, já que conhecer em detalhes sobre acontecimentos virou "textão". Há um comentário popular que é bem emblemático sobre os anos 20: "Quando esse teu livro virar filme, eu vou assistir." Assim uma rede de informações se adapta a essa realidade e cai na onda da desinformação, seja para se tornar relevante para anunciantes ou simplesmente reforçar uma ideologia. A verdade não importa, basta que se use parte dela ou apenas crie uma história em cima do que parece ser. É na conversa de Jeremias e Milena com a Marina que toda essa reflexão é gerada.
Porém por mais que haja toda essa reflexão, o quadrinho se propõe a trabalhar bem mais as imagens em comparação aos dois álbuns anteriores. É visível o quanto a arte do paulista Jefferson Costa vem evoluindo a cada Graphic MSP. Aqui ele explora uma linguagem conotativa em várias páginas a partir dos desenhos, das onomotopéias e através das suas cores. Como resultado, ele desperta uma série de emoções a partir da composição visual das páginas, seja no impacto que o enquadro causa, seja em detalhes como o efeito que a pupila dos olhos transmite ou seja a sensação quase psicodélica que suas cores, que parecem estar em movimento, causam no momento mais dramático da obra. Por isso, além da força temática que os autores se propõe, essa obra mostra o quanto cada elemento que compõe uma história em quadrinhos estão interrelacionados para transmitir emoção ao leitor e eles conseguem fazer isso de forma satisfatória.
Jeremias Estrela é uma excelente leitura para quem se dispõe a ir além da trama básica e se dispõe a entender a complexidade do conceito de griô. Além disso essa faz parte das obras cuja integração imagem e texto exclusiva das histórias em quadrinhos demonstram o quanto a nona arte tem uma proposta diferenciada da literatura e das artes visuais sem que isso seja um desmérito, já que as emoções que a leitura proporciona é que demonstram a grandeza narrativa dessa obra. É interessante ver o crescimento dos autores a cada edição de Jeremias porém é possível desfrutar da mesma ainda que a pessoa não tenha lido as edições anteriores.
Compre aqui:
Ficha técnica:
Publicado em: setembro de 2023
Licenciador: Mauricio de Sousa
Categoria: Graphic Novel
Gênero: Juvenil
Status: Em circulação
Formato: (19 x 27,5 cm)
Colorido/Lombada quadrada
Preço de capa: R$ 44,90 (capa cartão) ou R$ 64,90 (capa dura)
Leia também:
Comentários
Postar um comentário