Era um dia lindo, sem nenhuma nuvem no céu, contudo inesperadamente uma chuva começa a cair. Não era uma chuva comum, dela caiam objetos pontiagudos cujos tamanho variavam entre uma seringa e uma cenoura. Essa tragédia ocorreu logo no dia que Honeysuckle Speck resolveu morar junto com a sua namorada Yolanda e os pais dessa estavam animados em conhecer a companheira da filha. Porém o resultado dessa chuva misteriosa foi a morte de milhares de seres vivos por todo o país. Agora com o luto da tragédia, os pensamentos se voltam para saber quem mais poderia estar vivo. O pai de Yolanda estava há quilômetros de distância e era preciso conferir se ele havia sobrevivido. Com ruas cheias de facas atravessadas, era preciso cruzar esse caminho a pés, com todos os riscos de uma nova chuva ou das pessoas que Honeysuckle iria encontrar pelo caminho. Esse quadrinho da Image Comics foi publicado pela Editora Devir em dezembro de 2023.
David M. Booher adaptou o roteiro dessa história para quadrinhos que veio de um conto de Joe Hill. A obra traz um prefácio do autor original em que ele pontua o quanto ele não gosta de criar histórias com um teor político aprofundado, apesar dessa história trazer de maneira sutil temáticas como preservação do meio ambiente e intolerância com motivações religiosas. Contudo o grande destaque desse roteiro está nos argumentos, é um quadrinho com uma boa quantidade de um texto que traz prazer de ler, com frases tão bem colocadas que não cansa a leitura, aqui fica o elogio para o trabalho da tradutora Giovana Bomentre que conseguiu adaptar muito bem o texto para o português. É uma pena que o final não esteja à altura do início e do desenvolvimento já que toda a complexidade da situação da protagonista, incluindo o mistério da chuva assassina, é resolvido de maneira simples, rápida e decepcionante.
Os desenhos de Zoe Thorogood traz uma estranheza satifatória e apesar de não ter como foco o movimento dos personagens, as suas cenas trazem a expressividade necessária e consegue transmitir bem a tragédia e a intensidade da reação dos personagens a ela. È uma pena que a edição tenha páginas excessivas de extras para a galeria de artes ao final.
Rain é uma ótima graphic novel sobre uma história apocaptica que inicia bem, desenvolve melhor ainda mas se encerra mal para a expectativa que a mesma cria para o leitor. Contudo devido ao belo trabalho dos desenhos e principalmente pela qualidade do texto vale a pena a leitura. Essa não é uma história recomendada para crianças mas consegue agradar quaisquer leitores que amam quadrinhos ou para aqueles que estão descobrindo agora a nona arte e que, claro, também gostam de textos bem escritos.
Ficha técnica:
Título Original: Rain
Editora original: Image Comics
Roteiro: Joe Hill e David M. Booher
Desenhos: Zoe Thorogood Tradução:
Giovana Bomentre
Formato: 17 x 26 cm
Estrutura: 152 páginas, miolo colorido
Acabamento: brochura
Peso: 235 g (estimado)
Lombada: 1cm (estimado)
Área de interesse: romance, fim do
mundo
Público: adulto
Preço: R$69,90 (estimado)
Leia também da Editora Devir:
Murder Falcon - o Falcão Matador
As Muitas Mortes de Laila Starr
Creepy Apresenta: Bernie Wrightson
Xerxes - A Queda da Casa de Dario e a Ascenção de Alexandre
Comentários
Postar um comentário