Coleção Clássica Marvel 48 - O Incrível Hulk 4 - Menos que Um Monstro, Mais que Um Homem

 


Hulk é manipulado para servir como arma na disputa entre Tyrannus e o Toupeira, após esse conflito um míssil é desenvolvido pelo exército e pode ter poder suficiente para destruir o Hulk mas vilões encontram outra utilidade para a arma. Enquanto uns querem manipulá-lo e outros destruí-lo, Hulk queria mesmo era ficar sozinho mas quando ele percebe que há humanos confiáveis, a vontade de estar junto deles o leva para o meio da maior cidade dos EUA. As histórias dessa edição foram publicadas pela primeira vez em Principe Submarino e O Incrível Hulk números 5 a 9 e 11 e 12 de janeiro a maio e julho e agosto de 1968 pela Editora Ebal, a Editora Panini publicou esse encadernado em fevereiro de 2023. 

As histórias têm o roteiro de Stan Lee que tem o demérito de insistir demais na perseguição do exército como principal desafio ao protagonista. Porém uma das coisas que tornou o Hulk relevante tantas décadas depois são os dramas internos dos seus coadjuvantes: Rick Jones que é levado a ir atrás do gigante pelo sentimento de culpa de ter levado Bruce Banner a se expôr aos raios gama, Betty que ama Banner e descobre nessa edição que ele é o monstro que ela tanto teme, Major Talbot que obedece fielmente a tradição militar a ponto de ele chegar a perceber que o Hulk é o herói, General Ross que tem a certeza cega que Hulk é uma ameaça e não poupa esforços para destrui-lo nem que isso o leve a ser anti-ético. Isso tudo vindo de um personagem difícil de caracterizá-lo como um herói já que o que o motiva a maior parte do tempo são as suas emoções ingênuas e a compreensão simplista da realidade enquanto o seu alter-ego sofre por nem sequer lembrar-se das destruições que o Hulk causou e precisa utilizar da sua inteligência para conter isso. 

É bem verdade que as histórias dessa edição, publicadas originalmente em 1966 trazem um certo tom de ingenuidade mas por outro lado demonstram uma capacidade narrativa interessante, melhor que muito material do personagem publicado atualmente. Se a tecnologia e os uniformes dos vilões são ridículos, o desenvolvimento das histórias não é, seja nos anos 60 do século XX, seja na década de 20 do Século XXI. 

A maior parte dos desenhos foram do criador do personagem Jack Kirby mas estiveram presentes nessa edição Bill Everett, Jerry Grandinetti, John Buscena e Gil Kane, ou seja os melhores artistas da época na Marvel. Eu particularmente destaco o traço de Buscema que busca dar um tom de terror com o seu realismo. 

Coleção Clássica Marvel 48 traz o quarto e último volume com o Incrível Hulk. É uma pena que essa coleção de 64 edições tenha trazido apenas essa quantidade de números dedicada ao personagem. Um personagem tão complexo difícil de enquadrá-lo no conceito de herói quanto no de anti-herói. Além disso essa edição mostra o quanto os seus personagens coadjuvantes possuem a sua complexidade fazendo com que a dinâmica entre eles prenda o leitor bem mais do que as batalhas e as cansativas brigas do Gigante com o exército. 

Compre aqui



Ficha técnica: 

Publicado em: fevereiro de 2023

Editora: Panini
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Título encerrado
Número de páginas: 132
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 36,90

Leia também: 




Comentários