Mohannda é um país africano localizado ao Norte de Wakanda, sua primeira ministra foi para a ONU anunciar uma série de medidas para aplacar o racismo que persistiu no país por décadas. Uma mudança linda de ouvir que além de garantir reparação histórica, adapta as políticas públicas para um crescimento ecologicamente sustentável, contudo Sam Wilson demonstrava estar muito cético com tanta disposição pra melhorias. Mas ele não estava ali para fazer uma análise crítica mas para proteger uma autoridade africana nos EUA, mesmo com o Falcão vigiando o lado externo do prédio, o ataque ocorreu dentro e fora da ONU. A partir daí, o Capitão América decide que vai para Mohannda tentar dirimir as consequências do atentado ainda que ele não seja visto com bons olhos lá, já que há pouco tempo ele passou por um incidente em Wakanda. Com o Falcão debilitado, o herói passou a contar com a ajuda de Nômade, um garoto de outra dimensão que o Steve Rogers resgatou e foi parceiro do Sam Wilson. Esse arco foi publicado na revista mensal Avante Vingadores entre agosto e novembro de 2023 pela Editora Panini.
O roteirista Tochi Onyebuchi traz um enredo que encanta ao colocar Sam Wilson em conexão com a realidade social de um mundo ocidental racista. Porém é uma pena que as ideias ali presentes servem apenas para ser o cenário de um arco de luta entre herói e vilão como qualquer outro. Esse é uma história em que predomina o conflito entre dois ex-parceiros do Sam Wilson e praticamente seis partes de cenas de luta só retomando ao enredo um pouco no final. Por isso acaba sendo um mais do mesmo com uma roupinha de crítica social.
Os desenhos são do mineiro Ig Guara e do paulistano R. B. Silva. Nesse arco eles utilizam um estilo próximo um do outro dando pouco impacto ao leitor na mudança. Como é um arco mais de ação os desenhistas se destacam pelas diversas cenas de impacto que o roteiro possibilita. É um tipo de história feita para os desenhistas brilharem com muitas cenas rápida de vôo e coreografia de luta e os desenhistas souberam conduzir bem a narrativa.
Capitão América Símbolo da Verdade Pax Mohannda possui um enredo atraente mas que infelizmente é pouco trabalhado narrativamente dando lugar a uma luta entre ex-parceiros do Sam Wilson e o óbvio conflito entre Sam Wilson e o vilão Lobo Branco. Isso me deixou decepcionado porque eu esperava mais complexidade nessa história, já que o arco anterior já dava a entender que toda essa fase poderia ser assim. Por isso essa história acaba sendo apenas mais uma sequência de luta, o que os criadores souberam conduzir bem mas deixa de lado um potencial que o enredo prometia trazer.
Compre aqui:
Avante Vingadores 12 , Avante Vingadores 13 , Avante Vingadores 14 , Avante Vingadores 15
Leia também:
Comentários
Postar um comentário