Esse é um compilado de histórias que foram feitas antes e depois da edição de origem Por Dentro do Máscara de Ferro. O protagonista é um personagem do piauiense Bernardo Aurélio sobre o anti-herói que vigia as ruas de Teresina e cujas aventuras passam por diversos gêneros narrativos. Esse quadrinho foi publicado pela primeira vez em Setembro de 2016 pela Editora Quinta Capa.
Máscara de Ferro parece não ter sido concebido pra fazer parte de uma definição específica. Por isso ainda que as suas histórias pareçam ser satíricas ao universo dos quadrinhos de super-heróis, aqui Bernardo explora outras possibilidades como dúvidas existencialistas, invasão interplanetária ou metalinguagem. Essa indefinição sobre o que se trata o personagem é incômoda para o leitor porque não se sabe exatamente em que estilo narrativo possa encaixá-lo até para poder avaliar.
Essa aparenta ser uma obra que mais possibilita ao autor explorar quaisquer ideias que passem por sua mente do que entender o Máscara como pertencente ao universo definido com uma personalidade marcante para, a partir dali, criar histórias definidas para a sua realidade.
O quadrinho conta com os traços de Bernardo e também pelos traços de Rodolfo Jarves e Joniel Santos sendo esse último o grande destaque para a contribuição de uma proposta que mais poderia ser levada a sério, já que o detalhamento misturada com uma bem trabalhada arte-final traz um efeito adequado às histórias de ficção científica.
O Inefável Máscara de Ferro é um quadrinho indefinível que conta com influências diversas e portanto sem um gênero narrativo que o defina. Isso acaba fazendo com que o quadrinho seja um pouco de tudo mas de maneira superficial. Porém é preciso mencionar que aqui há também algo de primeira obra de Bernardo Aurélio quando ele estava iniciando a sua carreira artística e talvez toda essa indefinição faça parte da sua construção como artista.
Ficha técnica:
Publicado em: setembro de 2016
Licenciador: Quinta Capa Quadrinhos
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Edição única
Formato: (21 x 13,5 cm)
Preto e branco/Lombada com grampos
Leia também:
Máscara de Ferro - Contra a Televisão
Máscara de Ferro vs Zumbis - O retorno do herói piauiense
Por Dentro do Máscara de Ferro
Comentários
Postar um comentário