Mort Cinder - o clássico argentino de Oesterheld e Brrccia

 Ezra Winston é o dono de uma loja de antiguidades e num determinado dia recebe um amuleto que lembra uma aranha (só que com apenas 4 patas), na verdade o artefato estabelece uma conexão com o falecido Mort Cinder e acaba colocando Winston numa aventura misteriosa para juntar pistas que levaria ao corpo de Cinder, isso se ele conseguir sobreviver aos homens de olhos de chumbo. A Editora Figura publicou essa edição em formato de luxo em 2018 e em novembro de 2021 fez a segunda reimpressão. 

Esse quadrinho foi publicado orinalmente na revista argentina Supermisterix a partir de agosto de 1962. Porém quem ler em 2023 vai ter uma diversão garantida. Isso porque essa não é uma obra que limita-se as características do leitor da época, já que a habilidade narrativa da obra agrada gerações posteriores a ela. 

O roteirista argentino Héctor Oesterheld vai além do mistério, que é a proposta inicial do enredo. Em diversos momentos o texto nos confunde, junto com o protagonista sobre o que é realidade ou ficção e aquilo que parecia ser um delírio, na verdade é apenas a passagem para uma situação perigosa para os personagens ali apresentados. Em outros momentos, o roteirista utiliza de viagens no tempo para colocar Winston e Cinder em alguma situação importante da História ou a história se dá apenas pela narração de uma das vidas de Mort Cinder que vive e morre há muitos séculos. 

Aliás Mort Cinder é um personagem que não pode ser admirado por sua conduta moral, os momentos de pessoa virtuosa são alternados pela vida de um bandido e nem Winston e nem nós leitores fazemos o julgamento, pelo contrário o roteiro simplesmente nos leva para onde Oesterheld quer ir.

Esse encadernado é composto por 10 histórias de tamanhos bem diferentes mas sem dúvida a melhor delas é "Os Olhos de Chumbo" em que Ezra descobre Cinder e o salva, levando-os a uma interessante amizade. É bem verdade que as histórias não mantém a mesma qualidade narrativa que para mim já era esperado, até por cada uma delas ter as suas próprias características narrativas. Ainda assim a maior parte desse encadernado é ótimo. 

Os desenhos são do uruguaio Alberto Breccia que viveu a maior parte da sua vida na Argentina. Ele possui um traço sujo espetacular. Os seus personagens são muito expressivos até quando eles representam um tipo de morto-vivo como os homens de olhos de chumbo. A sua arte é muito bem detalhada e acaba exigindo que o leitor passe por ela com vagar. Se você conseguir conter a sua curiosidade vai encontrar páginas e mais páginas de excelentes desenhos. 

A edição da Figura é de formatão com capa dura o que nesse caso valeu a pena o desconforto. O quadrinho quando foi publicado originalmente iniciou com os desenhos na página vertical e em um determinado momento as páginas aparecem em formato horizontal e retorna pra vertical. Felizmente a edição brasileira manteve os formatos das páginas nessa bagunça em respeito a maneira como saiu originalmente. Por isso e pela excelente arte de Breccia, o tamanho magazine ser o mais adequado. Além disso, por ser um clássico dos quadrinhos mundiais, vale a pena ter esse quadrinho capa dura. Um outro detalhe da edição são o letreiramento que simula a tipografia original. É uma pena apenas que a pontuação tenha ficado comprometida, em vários momentos é difícil enxergar ou distinguir os pontos finais e as vírgulas no texto. 

Mort Cinder é um ótimo clássico mundial feito por argentinos. Além de trazer uma narrativa agradável tanto para quem foi jovem nos anos 60 quanto para os jovens dos anos 20 no Século XXI. Entretanto por ser um compilado de várias histórias é de se supor que algumas delas não ficasse à altura das demais, ainda assim vale a pena a leitura pela inventividade narrativa de Oesterheld com a beleza do traço de Breccia de uma obra que não envelhece.  

Compre aqui

Ficha técnica: 

Publicado em: setembro de 2018

Editora: Figura
Licenciador: Fantagraphics
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Suspense
Status: Edição única
Número de páginas: 232
Formato: (21 x 29,5 cm)
Preto e branco/Capa dura

Preço de capa: R$ 89,90

Leia também dos mesmos autores: 


Comentários