Eu nem quis criar um subtítulo para esse texto porque o título já é impactante o suficiente. O quadrinhista Brian Fies resolveu contar a história real de quando a sua mãe foi diagnosticada com câncer. Os quadrinhos saíram inicialmente em webcomics e fizeram tanto sucesso que acabaram sendo premiados com um prêmio Eisner de Melhor Quadrinho Digital em 2005 e em novembro de 2020 a Darkside Books publicou em formato livro no Brasil.
Câncer é uma doença tão terrível que para muitos é impronunciável, sendo preferível usar o termo "C A" ou "aquela doença", isso faz com que falar sobre o assunto se torne tão difícil e com isso muitos não têm como dividir as suas dores com outras pessoas. Quando Fies resolveu transpor as suas angústias em quadrinhos ele resolveu não expor a sua família e por isso os personagens são Mamãe, Irmã Enfermeira e Irmã Caçula. Uma outra característica da obra é não se fixar tanto na intensidade do sofrimento da sua mãe e dos familiares mas trazer de uma maneira bem leve e com tons de humor informações sobre o processo de diagnóstico, tratamento e mudanças na vida pessoal.
O traço de Fies é excelente para a proposta por ser leve, expressivo e por encontrar respostas narrativas simples para ser didático nas explicações. Isso faz com que o quadrinho seja significativo para quem já passou ou esteve próximo dessa situação e principalmente para quem trabalha com saúde.
Fazer humor com uma enfermidade que pode tirar uma vida é muito difícil porque é muito tênue a linha que separa o humor do deboche. Porém em nenhum momento o autor saiu da sua proposta de tratar do tema com respeito. A leitura é útil inclusive para os profissionais cuidadores que, numa tentativa de aparentar ser agradável, podem usar dos sorrisos de maneira excessiva ou não serem claros o suficiente com as suas advertências. Contudo até para conviver com esse sofrimento é preciso fomentar outras sensações dentre elas esperança e bom humor para com isso manter as forças necessárias para prosseguir.
A edição brasileira é luxuosa com capa dura e tem formato horizontal em respeito a maneira como foi lançada em webcomics. É uma pena que a edição brasileira tenha algumas páginas com defeito de impressão e tiveram o canto um pouco apagado.
Mamãe Está com Câncer tem um objetivo pretensioso de tratar com leveza um tema tão delicado. Porém é gratificante perceber o quanto o autor foi bem sucedido numa obra que além de tratar de um momento da vida delicado de uma família, consegue também trazer um aspecto jornalístico com as informações que a obra traz. O autor foge da tentação de conquistar leitores pelo drama mas ainda assim conseguiu tirar lágrima de mim com os textos extras. Essa é uma obra que tem muito a ensinar sobre força, respeito e esperança de uma maneira simples e divertida.
Ficha técnica:
Publicado em: novembro de 2020
Licenciador: Brian Fies
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Drama
Status: Edição única
Formato: (22,5 x 16 cm)
Colorido/Preto e branco/Capa dura
Preço de capa: R$ 64,90
Comentários
Postar um comentário