Essa é a versão do paulistano Laudo Ferreira para a história do santo egípcio que abdicou dos seus bens para os pobres mas que antes disso passou por diversas tentações no deserto. O quadrinho, além do protagonista traz, a sua irmã Teranie, de quem foi incumbido de cuidar após a morte dos seus pais, tamanha era a responsabilidade e a sua devoção a Igreja Católica, que o fez abdicar dos seus bens para garantir a purificação da sua alma, uma tarefa não muito fácil porque ele foi acometido por diversas tentações, dentre elas a da carne. A personificação do desejo de Antão é representado por Marahma que insiste em seduzi-lo. A Editora Devir em abril de 2023 traz o quadrinho desse autor que há 4 décadas produz obras no Brasil.
Uma boa parte desse quadrinho é composta por uma narrativa visual com traços grossos e um preto e branco bem marcante. É admirável as soluções simples que o autor encontra na sua arte para representar movimento ou utilizar de maneira criativa o posicionamento da câmera. Uma criatividade que também se faz presente ao criar o gradeamento, fazendo com que fosse parte da arte da página em alguns momentos.
Ainda que o texto não esteja presente em todas as páginas, ele aparece nos momentos certos, que é quando o autor propõe reflexões sobre a aplicação da religiosidade nas nossas vidas. Ainda que eu não seja uma pessoa devota de alguma religião, percebi um respeito na maneira como o cristianismo é trabalhado. Isso esteve presente inclusive nos momentos mais eróticos em que o autor soube utilizar da sensualidade para passar a ideia do intensificação do sofrimento a partir do seu desejo, contudo o corpo feminino não foi utilizado de maneira gratuita apenas para chocar, mas estava ali como um elemento narrativo que visava marcar o sofrimento do protagonista.
Além do traço, um outro elemento que encantou na leitura foi o fato de ela conseguir me levar a refletir sem que houvesse uma intenção de debochar da fé dos praticantes do cristianismo. As críticas presentes na obra são sutis e tem a intenção maior de levar o leitor a se questionar junto com Antão. Uma das frases mais repetidas é "Onde está o mal?" A partir daí o autor pretende explorar a culpa cristã e se propõe a avaliar se é realmente um desejo divino que a pessoa dedique uma vida inteira de exclusões.
As Tentações de Santo Antão é um excelente quadrinho que me encanta tanto pela arte quanto pelas reflexões que perpassam a obra com o desenvolvimento da trama, mantendo o respeito sobre um assunto tão sagrado aos adeptos do cristianismo. A reflexão sobre os dogmas são úteis para aprofundar os pontos realmente importantes e que muitas vezes são deixados de fora em muitas pregações. A crença de maneira superficial e baseada apenas no medo e promessas de um paraíso, pode vir a ser um prato cheio para manipuladores levarem multidões a aceitar o absurdo de normalizar prisões, torturas e mortes de pessoas apenas por essas acreditarem e se comportarem de uma maneira diferente da sua.
Ficha técnica:
Roteiro e arte: Laudo Ferreira
Formato: 19 x 26 cm
Estrutura: 136 páginas PB em papel offset
Acabamento: capa brochura com reserva
de verniz
Lombada: 1 cm (estimado)
Peso: 330 g (estimado)
Área de interesse: História , religião
Público: adulto
Preço de capa: R$ 69,90
Leia também da Editora Devir:
As Muitas Mortes de Laila Starr
Acasos do Destino - a memória da participação espanhola na Segunda Guerra
Vênus Invisível Coleção de Histórias Curtas - O Melhor de Junji Ito
Comentários
Postar um comentário