Hulk - De Volta ao Cinza

 


ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS

Por mais uma vez, o corpo do Hulk encontra-se separado ao de Bruce Banner. Enquanto o monstro permanece perseguido pela força tática Caça-Hulk, Banner tenta ter uma tranquila lua-de-mel com a sua esposa. Porém algo não vai bem, ambos os seres parecem enfraquecidos e com as suas células estáveis e, pelo visto, não vai ser possível permanecerem separados. Hulk e Banner reúnem-se mais uma vez e dão origem a um gigante não mais esmeralda e sim cinza! As histórias desse encadernado foram publicadas pela primeira vez na revista mensal do Incrível Hulk números 74 a 83, 85 e 86 de julho pela Editora Abril entre agosto e dezembro de 1989 e entre janeiro a maio e julho e agosto de 1990. A Editora Panini publicou esse quadrinho em outubro de 2022. 

Esse encadernado faz parte da fase de Allen Milgron com o personagem e dez das doze histórias foram escritas por ele. O arco inicial é uma batalha do Hulk com os Vingadores cuja luta é tediosa principalmente pelos argumentos que são muito fracos. As duas equipes se juntam e conseguem vencer o monstro mas a narrativa não traz nenhuma emoção na leitura, ao contrário da expectativa gerada ao ver tanto herói enfrentando apenas um monstro. O que se segue a isso é a reunião de Banner com o Hulk, nesse momento é que o roteiro fica interessante por saber trabalhar a ficção científica com a inserção de elementos de terror. Além disso a motivação na participação do Visão e Betty Banner acabam contribuindo bem para o arco. 

Após o novo Hulk Cinza aparecer, Milgron insere na trama o Hulk Jones. Rick Jones é derrubado na sopa química que iria unir os dois alter ego e é transformado junto. Rick Jones é um personagem que está sempre em busca de uma figura paterna. Ele a encontra quando Bruce Banner o salva da bomba gama e se transforma no Hulk. Desde esse dia, o garoto segue Banner para todos os lados e só pára quando substitui a parceria com o Capitão América e em seguida com o Capitão Marvel. Após a morte desse último, ele volta a seguir o Hulk. Assim desde que o órfão Jones encontra uma figura paterna, ele não consegue viver sem, ele as substitui mas parece resistir a ter uma vida de órfão novamente. 

É uma pena que o Hulk Jones não tenha uma personalidade própria. Apesar do visual e do tom de verde ser diferente ao Hulk clássico, as suas atitudes são iguais, o que deixa o personagem subaproveitado. Já Milgron traz um Hulk cinza mais articulado nas palavras e, apesar de mais fraco que o verde, ele possui mais sagacidade. Outro personagem mal trabalhado é a Betty Banner que é retratada de uma forma tão vitimizada que não gera empatia alguma. A única mulher fixa dessa fase só chora, se lamenta e desmaia; atitudes bem diferentes daquela figura que peitou o pai general na frente de todo o exército pra namorar Bruce Banner e buscava impor as suas decisões. 

Um outro destaque entre os personagens dessa fase é justamente o citado general Ross. A SHIELD resolve fazer um experimento nele com o vilão Zzzax que acaba se apoderando do corpo do sogro de Banner. Para uma agência de espionagem do governo estadunidense, essa é uma decisão tão desastrosa que mostra mais uma vez o quanto essa agência não é nada confiável. Ao final desse encadernado, Ross encontra a sua redenção ao sacrificar a sua vida pra salvar a sua filha. 

Os desenhos de Allen Milgron são tão sem graça quanto os textos que ele cria nos balões e recordatórios. A gente lê o quadrinho meio cochilando e solta um "ah, tá! Legal!" com desânimo. Não é a toa que durante essa fase, a revista teve uma venda bem baixa. Além dos traços de Steve Geiger e Dwayne Turner, Todd McFarlane, iniciando na Marvel, assume a arte de uma das histórias. Apesar de o desenhista ter problemas narrativos em algumas páginas, o seu traço com um toque diferente contribuí para o roteiro e é um alento a essa edição.

Além dessas histórias, há uma outra que foi publicada originalmente numa edição anual. Ela felizmente conta com os desenhos de Sal Buscema que buscou trazer um traço mais inovador e deu uma boa contribuição para essa edição com tanto desenhos meia boca. Se a gente se empolga com os desenhos, o roteiro de Danny Figeroth só atrapalha. Ele faz uma viagem absurda pra explicar como a forma de energia gama do Abominável, que estava dispersa no espaço, foi utilizada pelo Tyrannus que vivia em forma de chama no espaço. Assim ambos se juntaram e deram forma ao corpo do Abominável. Tyrannus é um dos vilões do Hulk em que dificilmente se tem uma boa história e essa está dentro dessa regra. 

Todavia nem só de histórias médias e ruins vive esse encadernado. Há uma ótima história do Peter David em que o enredo lida mais com as reflexões do protagonista, isso é uma mostra do que estaria por vir quando o roteirista viria a assumir o personagem e como ele o guiaria na sua fase. 

Essa edição traz um detalhe inusitado na tradução de Douglas Bettioli: o significado de SHIELD. Durante décadas a agência foi traduzida no Brasil como Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão. Ao pesquisar para escrever esse texto, descobri que na Wikipédia a tradução é Serviço Hipersecreto de Inteligência, Execução da Lei e Defesa, exatamente como está na tradução de Bettioli. Para mim, que lê quadrinhos há décadas, ter a tradução dessa sigla modificada é um incômodo que se acentua nesse encadernado quando em cada uma das histórias a tradução da Wikipédia tá lá. Para quê isso? Nos livros recomenda-se que se traduza uma sigla apenas na primeira vez que ela aparece apenas, aqui eu tive que amargar o mesmo incômodo várias vezes. Eu realmente gostaria que a Editora Panini tivesse um padrão para a tradução de nomes de personagens ou de instituições conhecidas há tempos porque tudo indica que quem preenche a Wikipédia não é leitor de quadrinhos e por isso vai dar uma tradução bem diferente daquela já consolidada. 

Hulk De Volta ao Cinza é um encadernado que sofre com a inevitável comparação a curta fase de John Byrne. Isso porque os elementos desse roteirista parece apenas estarem se repetindo com Allen Milgron que não tem uma boa habilidade com texto. Apesar disso é possível perceber o esforço do roteirista em construir elementos novos com o gigante esmeralda (primeiramente deixando de ser esmeralda). Os elementos de reviravolta nos personagens principais em torno do Hulk é o que torna esse encadernado significativo para quem gosta do Hulk. Para novos leitores todavia o indicado é ler um bom resumo sobre essa fase que certamente será bem mais divertido. 

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Destaque da obra:

- Retorno do Hulk Conza

- Primeira aparição do Hulk Jones

- Zzzax no corpo do General Ross

- Morte do General Ross


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