Perdas - o quadrinho de Di Gomes para Narrativas Periféricas 2

 


Dani e Júlia estão voltando para casa de carro quando são surpreendidos por um acidente. A partir daí, Dani sofre uma experiência transcendental em que consegue revisitar diversos momentos marcantes da vida do casal. Esse quadrinho foi publicado pelo projeto Narrativas Periféricas 2 com apoio do PROAC pela Editora Mino em julho de 2023. 

O que eu acho interessante nessa obra é poder ver aspectos de artista iniciante e outros aspectos tão criativos que chama a atenção para o potencial do autor. 

Narrativas Periféricas é um projeto que visa ampliar habilidades de autores iniciantes da periferia da cidade de São Paulo. O autor Di Gomes demonstra uma arte cujo traço ainda demonstra a sua pouca experiência, porém em contraposição a isso ele aproveita a sua arte aproveitando o gradeamento das páginas, em muitos momentos a arte da página é que vai delimitar os quadrinhos. Esse tipo de ousadia também está presente no seu roteiro, que procura gerar uma quebra na linearidade do tempo. A obra traz pequenos trechos de vários momentos na vida dos personagens e exige que o leitor fique atento em detalhes que irão ligar as diferentes mini-histórias. Esse é um aspecto narrativo que ao mesmo tempo que demonstra criatividade, coloca a narrativa numa cilada. Como a HQ tem um espaço definido de páginas, deu a impressão ali próximo ao final que algo ficou faltando ser mencionado levando a uma quebra estranha na narrativa. 

Perdas é um quadrinho que, apesar de deixar claro que é de um artista em início de carreira, também traz elementos ousados na maneira como o gradeamento das páginas é feito e na sua narrativa que pretende sair de uma temporalidade óbvia mas que acaba colocando o autor em problemas na continuidade em que o leitor se perde momentaneamente. Além disso, vale ressaltar que a obra toca indiretamente em tipos de violência e denuncia o comportamento hipócrita de pessoas que se consideram moralmente boas. Por tudo isso seria muito raso definir o quadrinho apenas como bom ou ruim, eu prefiro alertar que é preciso ficar de olho no amadurecimento artístico de Di Gomes aguardando a produção das suas próximas obras. 

Compre aqui



Ficha técnica:

Publicado em: julho de 2023

Editora: Mino
Licenciador: Material Autoral
Categoria: Edição Especial
Gênero: Drama
Status: Edição única
Número de páginas: 36
Formato: (15 x 21 cm)
Preto e branco/Lombada com grampos

Preço de capa: 39,60












Comentários