As Muitas Mortes de Laila Starr

A Morte é convocada para ser informada de que está sendo demitida! Com a chegada do nascimento do bebê que trará a vida eterna qual a utilidade dessa deusa na Terra? Certamente ela não iria aceitar essa situação fácilmente já que estava há uma eternidade levando pessoas que abandonaram a vida. Como compensação aos seus serviços, ela iria retornar a Terra em vida, como ela não era nada ingênua, mexeu uns pauzinhos para estar próximo ao bebê, assumindo o corpo de uma garota desconhecida que acabara de falecer: Laura Starr. A Editora Devir publicou em abril de 2023 esse quadrinho adulto da Boom! Studios. 

Toda a trama ocorre na Índia e isso tem relevância já que vai ser inevitável as comparações dessa obra com Sandman. Contudo, é preciso perceber distinções básicas: ainda que Neil Gaiman tenha mergulhado em pesquisas sobre diversas culturas, Sandman tem uma narrativa construída sobre um ponto de vista ocidental. Já essa obra tem a proposta de abordar a morte sobre um ponto de vista da cultura indiana e esse diferencial é o que limita a comparação entre as duas obras. O roteirista Ramnarayan Venkatesan ou Ram V, a partir de um enredo inusitado, conduz a história de maneira leve com humor sutil e isso já me deixou satisfeito com a leitura. Porém ao final da obra, o autor faz uma reviravolta não através de uma surpresa na trama, mas com a maneira como ele aprofunda as suas ideias e muda uma proposta que tinha a intenção de ser despretensiosa para uma reflexão existencial que emociona.

A escolha do desenhista português Filipe Andrade foi muito adequada. Isso porque ele possui um traço esquisito que combina com o inusitado do enredo. Os seus personagens com o estilo cartunesco vai ao encontro da narrativa descontraída. Contudo o que mais me chamou a atenção na sua arte foram as cores. Andrade utiliza cores intensas que podem ser percebidas já na capa. Essa característica me faz supor gerar reações nos leitores de desprezo ou admiração mas seguramente não dá para ser ignorada. Eu fiquei encantado como o artista encaixou bem a ponto de a gente conseguir, apenas pela paleta, perceber o horário em que ocorria os eventos sem ter nenhuma menção de texto. 

As Muitas Mortes de Laila Starr é um quadrinho que começa bem, vai evoluindo de maneira divertida e consegue concluir de maneira excelente. Ainda que passe a impressão de ter uma proposta voltada para o humor, o quadrinho gera ótimas reflexões de cunho existencialista a ponto de a gente aprofundar pontos de vista junto com o crescimento da protagonista. Esse é um quadrinho que eu recomendo a todos mas eu chamo a atenção aos leitores mais inexperientes que parem para aproveitar as cores nos diferentes momentos.

 Compre aqui

Ficha técnica: 

Título Original: The Many Deaths of Laila 

Starr

Editora original: Boom! Studios

Roteiro: Ram V

Desenho: Filipe Andrade

Tradução: Marquito Maia

Formato: 17 x 26 cm

Estrutura: 128 páginas coloridas, papel 

couche 90 g

Acabamento: brochura

Peso: 350 g (aproximado)

Lombada: 1 cm

Área de interesse: aventura, fantasia

Público: jovem adulto

Preço: R$ 69,90 (estimado)

Leia também da Editora Devir: 

God Country

Creepie Apresenta: Bernie Wrightson

Xerxes - A Queda da Casa de Dario e a Ascenção de Alexandre

Buzzkill - O Poder é Uma Droga

A Saga Completa de Martha Washington no Século XXI




Comentários