Em 1987 o Brasil havia saído há pouco de um período vergonhoso pra sua História: a Ditadura Militar. Nesse ano, Laerte contou na revista Circo a história de palhaços que buscavam se infiltrar numa mansão de homens engravatados para libertar um colega que estava preso lá, arriscando as suas próprias vidas. A Editora Conrad republicou essa história em abril de 2023 no selo HQ para Todos, que se propõe a trazer quadrinhos em formatos simples a 10 reais (em preto e branco) ou por 15 reais (colorido), dando oportunidade para tornar a nona arte acessível num momento em que a maior parte das Editoras investem em publicações de formatos luxuosos e caros.
2023 é o ano que celebra a vitória da democracia brasileira que por muito pouco não chegou ao fim e novamente por apoio de militares. Os anos do governo Bolsonaro, presidente que tanto exaltava a ditadura, serviu pra mostrar o quanto faz falta obras sobre o período de 64 a 85. Isso porque a memória da população é falha e pessoas influentes aproveitam isso para resignificar a História do Brasil. Por isso, o horror que foi o período militar nunca pode ser esquecido já que infelizmente os criminosos que perpetraram isso permanecem impunes.
Laerte traz uma história que além de bem humorada traz metáforas sobre o período, até porque o fantasma da censura ainda pairava e os artistas sofreram muito com isso e acabaram aperfeiçoando habilidades em fazer criticas sociais de maneira indireta. Os palhaços aqui representam os artistas perseguidos pelos governantes que queriam impor limitados conceitos de arte, além de estabelecer como se comportar ou manifestar a sua fé. Essa é uma ótima história para ter em sua coleção de uma artista que manifesta uma habilidade narrativa tão boa quanto a beleza dos detalhes do seu traço.
Ficha técnica:
Publicado em: abril de 2023
Formato: (17 x 24,5 cm)
Preto e branco/Lombada com grampos
Preço de capa: R$ 9,90
Comentários
Postar um comentário