Essa nova série, assim como as Graphic Novels, traz os primeiros anos de Júlia Kendall como criminóloga, ainda na universidade. O título é auto-explicativo e traz uma situação de uma mulher assassinada. Os suspeitos são o ex-marido e o atual, tendo esse último como réu confesso. Essa história da Sergio Bonelli Editore foi publicada pela primeira vez no Brasil pela Editora Mythos em J. Kendall Especial 1 em dezembro de 2005 e republicada pela mesma Editora em janeiro de 2022.
O roteiro é assinado pelo criador da série Giancarlo Berardi e por Maurizio Montero. As histórias da jovem Júlia mantém um padrão de falta de qualidade devido a trazer histórias que denotam apenas a inesperiência da protagonista e praticamente nada das características dessa personagem na época. O foco sai da forma como é analisado os bandidos e nessa edição se direcionou mais para a situação jurídica e apenas no final, isso deixa uma boa parte da história pouco interessante e apenas traz o relato dos acontecimentos e traz uma resolução insossa.
Infelizmente os desenhos de Laura Zuccheri acompanha a falta de personalidade da personagem que o roteiro traz. O traço é simples e traz uma Júlia inexpressiva e os demais personagens são representados de uma maneira nada atraente narrativamente.
A edição traz alguns textos introdutórios que só conseguiu me atrair o primeiro deles que trata sobre como o autor decidiu criar uma mulher como protagonista. Os outros textos são a história cinematográfica de Audrey Hepburn e sobre histórias clássicas que trazem gatos como destaque, ambos achei desinteressantes e descartáveis e muito pouco tem a acrescentar para entender a personagem ou o seu universo, páginas e mais páginas que poderiam muito bem ser apenas um parágrafo de um texto com uma temática que se relacionasse mais ao quadrinho ou as referências do autor para a criação das histórias.
Júlia Especial 1 consegue manter a decepção que são as primeiras histórias da criminóloga. O autor, por não conseguir passar na história as características dessa personagem, acaba deixando-a inexpressiva. O que agrada são poder ver melhor alguns dos coadjuvantes já conhecidos da série clássica como a irmã e a avó da Júlia. Essa é uma história que serve como um complemento pros leitores da série conhecerem alguns detalhes dos primeiros anos da personagem mas que está longe das suas melhores aventuras.
Ficha técnica:
Publicado em: janeiro de 2022
Licenciador: Sergio Bonelli Editore
Categoria: Revista Periódica
Gênero: Policial
Status: Série completa
Formato: (16 x 21 cm)
Preto e branco/Lombada quadrada
Preço de capa: R$ 31,90
Comentários
Postar um comentário