Cole Turner investigou a fundo as seitas que pregam Teorias da Conspiração no seu trabalho como Agente Especial, o problema é que ele acabou chegando tão fundo nisso que passou a chamar a atenção de pessoas influentes que passaram a entrar em contato com ele. Cole acabou de descobrir o mundo real em que muito dessas teorias procede. Por isso, o Governo dos EUA possui uma agência chamada Departamento da Verdade que visa utilizar de quaisquer meios necessários para impedir que o grande público venha a descobrir os segredos que revelam a manutenção do poder. Do lado oposto, há a agência Black Hat que tem a intenção de trazer esses segredos à tona. Para piorar, Cole é recrutado secretamente pelas duas agências e uma tem a intenção que ele seja agente duplo atuando na outra. Departamento da Verdade foi laureado com um Prêmio Eisner de Melhor Roteirista. A Editora Devir publicou como edição dupla (que reúne dois encadernados estadunidense) esse quadrinho da Image Comics em dezembro de 2022.
James Tynion IV é um roteirista que está para confundir! Ele nos coloca numa realidade em que insere todos os boatos que aprendemos a debochar como se fizesse todo o sentido do mundo, até porque informação não passa de um jogo de poder em que a maneira de se compreender a realidade permite a manutenção do status quo, para que outros possam a assumir a condição de mandante, é necessário que as pessoas compreendam a realidade de uma outra forma. O resultado disso em mim foi uma leitura que chegou a me deixar tonto! Eu penso que você lendo isso passa uma sensação de que eu tenha detestado a obra, mas o fato é que Tynion vai amarrando tão bem que toda essa confusão serve para que a gente sinta as dúvidas e angústias do protagonista e isso o roteiro consegue fazer muito bem!
No decorrer da leitura, eu fiquei imaginando na possibilidade de esse quadrinho ser adaptado para outras mídias. A Nona Arte ainda é consumida por muito pouca gente e uma boa parte dos leitores estão acostumados com boas ficções científicas em que os detalhes são levados em consideração. Eu fico pensando em um enredo assim sendo trabalhado em uma série de serviço de streaming. O Século XXI é uma época em que os avanços tecnológicos ocorrem com muita rapidez mas que nunca houve tanta gente acreditando em bobagens como Terra Plana ou que o homem nunca pisou na Lua. Há muita gente completamente perdida sem saber no que acreditar a ponto de ter uma pessoas que manipulam inclusive a maneira de se compreender uma obra. Matrix passou de uma proposta anti-capitalista idealizada pelas suas criadoras para ser compreendido sobre personagens que buscam manter os privilégios de homens heterossexuais brancos que temem abdicar de um poder exclusivo que nunca deveriam ter tido.
Como ficaria uma proposta como Departamento da Verdade para o grande público? É bem verdade que a obra tem as suas reviravoltas e que o autor não se fixa em limitar-se em propor que os boatos sejam verdadeiros. Ele também detalha como seitas atraem pessoas vulneráveis a acreditar naquilo que é do seu interesse. Porém estamos vivendo numa sociedade de Tik Tok, quer dizer, os vídeos dão o seu recado em até três minutos e isso é o suficiente para modificar completamente a narrativa. Bem, mas isso não é culpa dos criadores da obra. Isso é culpa de uma sociedade que vive a pressa de querer respostas fáceis e curtas para solucionar qualquer problema, uma sociedade que desaprendeu a degustar seja alimento ou conteúdo e que tem pressa pra consumir várias coisas ao mesmo tempo pra publicar uma foto de uma obra dizendo "Adorei!". Felizmente essa obra ainda é exclusiva em quadrinhos e se você tiver ainda ligado a realidade vai poder curti-la.
Os desenhos são de Martin Simmonds e amplifica a confusão mental que o roteiro visa causar. Uma arte pintada que traz personagens detalhados mas cuja ambientação não é clara, mesclando desenhos, pintura e colagem e trazendo um resultado maravilhoso. Simmonds sabe utilizar bem da linguagem dos quadrinhos e possui uma narrativa que vai ao encontro da proposta do roteiro, demonstrando uma interessante relação entre eles.
Departamento da Verdade Volume 1 é um excelente quadrinho pela vertigem que a leitura causa. Os autores conseguem tocar na compreensão do que é realidade e ficção ao mesclar situações reais com um enredo ficcional. É uma obra pra ser lida de maneira vagarosa em ambiente tranquilo e o leitor, que destina tempo suficiente para apreciá-la, vai perceber que cada minuto valeu a pena. Essa é uma leitura adulta que eu recomendo para quem já tem alguma experiência com leitura em quadrinhos e, claro, seja capaz de entender que, assim como a Lua, a Terra também é esférica!
Ficha técnica:
Título Original: The Department of Truth
vols. 1 e 2
Editora original: Image Comics
Roteiro: James Tynion IV
Desenhos: Martin Simmonds
Tradução: Marquito Maia
Formato: 17 x 26 cm
Estrutura: 324 páginas, miolo colorido
Acabamento: brochura
Peso: 670 g (estimado)
Lombada: 2,2 cm (estimada)
Área de interesse: teoria da conspiração
Público: adulto
Preço: R$ 145,00 (estimado)
Leia também da Editora Devir:
Something is killing the children - Alguma coisa está matando as crianças Volume 1
A Floresta Volume 3 - Nova Londres
A Floresta Volume 2 - O Enxame
Comentários
Postar um comentário