Hulk - A Saga da Encruzilhada

 


Bruce Banner chegou a ter total controle sobre o corpo do Hulk e utilizava os seus poderes como um herói, conquistando o respeito e a admiração de todos. Porém Pesadelo atormentou a mente do Gigante de Jade fazendo com que a ferocidade retornasse aos poucos. Isso tornou Hulk violento e perigoso e chegou ao ponto de Banner abdicar da sobrevivência. A partir daí, o monstro ficou mais descontrolado do que nunca! Por isso, o Doutor Estranho resolveu enviá-lo para a Encruzilhada, um ponto de acesso a inúmeros univeros, mas tinha um detalhe: todas as vezes que o Hulk estivesse infeliz num dos mundos escolhidos, ele poderia retornar a Encruzilhada e escolher um outro. As histórias desse encadernado de luxo foram publicadas na revista O Incrível Hulk números 53 a 65 e 90, publicadas respectivamente em novembro a dezembro de 1987, janeiro a novembro de 1988 e  dezembro de 1990 pela Editora Abril. Essa edição de luxo foi publicada em julho de 2021 pela Editora Panini. 

O roteirista Bill Mantlo abre várias possibilidades ao poder criar histórias fechadas com o personagem com temáticas diferentes. É um alívio não ter que ver o personagem perseguido pelo exército ou ter que enfrentar um supervilão qualquer. Mantlo aproveita para colocar o personagem diante de conflitos morais, encarar a valorização da amizade e da vida diante da solidão que ele tanto buscou. É uma pena que no meio de enredos tão interessantes foi inserido um combate contra os chatos dos Alienígenas numa trama muito mal explicada: eles acabaram aparecendo na Encruzilhada porque sim! 

Além disso, há uma história essencial para compreender a relação entre Bruce Banner e o seu pai e aproveita para explicar o porquê dos raios gama não o terem matado como seria o mais provável. Essa história também traz a primeira aparição da Tríade: Goblin, Guardião e Brilho. O trio que visa restaurar o lado humano do monstro que estava aprisionado no seu inconsciente. Isso é possível porque os personagens estão ligados a traumática infância de Bruce Banner. Assim Bill Mantlo encerra a sua fase entregando o personagem do mesmo jeito que recebeu e no seu local de origem mas consegue deixar a sua marca ao trazer detalhes de suma importância para fundamentar o personagem. 

Nos desenhos desse encadernado, Sal Buscema assina a maior parte das histórias, as demais contam com o traço de Alan Kupperberg, Bret Blevins e Mike Mignola. Esse último é conhecido por ser o criador do Hellboy e ainda que o seu estilo como conhecemos não estivesse consolidado até aqui, é possivel perceber detalhes que o diferencia do estilo da época. O destaque de Mignola está em dar um toque de terror que contribui para a narrativa, o seu Hulk é bem mais deformado e assustador.

Sobre a edição, é inegável a beleza e o trato com encadernamento e capa mas é uma pena que a quantidade de erros de revisão chega a incomodar. Logo na página 8, o Editor-Chefe vem creditado como "Jom Shooter" em vez de "Jim Shooter", isso é só o prenúncio de alguns balões com palavras repetidas ou uma nota de rodapé apagada em que há apenas uma caixa em branco onde ela deveria estar. Além disso, há uma escolha curiosa na tradução do Leo Kitsune Camargo: o personagem Beyonder já tem esse nome consagrado há décadas mas aqui nessa edição ele vem traduzido por "Aquele Que Vem Do Além", para em seguida trazer como Beyonder mesmo. Quando eu era criança nos anos 90, eu tinha conhecimento de apenas algumas palavras em inglês e sempre o personagem aparecia como Beyonder sem nenhuma outra explicação, causou-me estranhamento a decisão de traduzir o nome de um personagem consolidado. Ainda sobre a tradução, é preciso reconhecer a beleza do texto. Já que Mantlo faz questão de conduzir as histórias de maneira reflexiva e felizmente não economiza nas palavras, por isso é imprescindível que a tradução além de respeitar o rebuscamento do texto original, consiga deixar a leitura prazeirosa da maneira como está nesse quadrinho.

Hulk A Saga da Encruzilhada é um excelente quadrinho de uma das fases mais marcantes do personagem. O mais interessante desse arco é poder colocar o personagens em situações em que é possivel trazer histórias com reflexôes e retirando da fórmula típica dos super-heróis. Se isso ainda não é o suficiente para lhe convencer, saiba que uma das histórias se aprofunda na relação traumática de Bruce Banner com o seu pai que é essencial para conhecer muitos detalhes da definição do Incrível Hulk. É uma pena que uma edição de luxo como essa teve uma quantidade de erros de revisão que incomodaram mas não o suficiente pra deixar de desfrutar da qualidade das histórias. Se você nunca leu o personagem, saiba que dá pra começar daqui porque a história traz detalhes de acontecimentos que antecederam a história para ninguém ficar perdido. 

Compre aqui


Destaque da obra: Primeira aparição da Tríade: Goblin, Guardião e Brilho

Ficha técnica: 

Publicado em: julho de 2021

Editora: Panini
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Super-heróis
Status: Edição única
Número de páginas: 384
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Capa dura

Preço de capa: R$ 139,90

Leia também: 




Comentários