Hulk Batismo de Fogo



 Hulk acabou de retornar da Encruzilhada pra Terra e isso deixam todos tensos. Por isso, Doutor Samsom resolve separar o corpo do Hulk do corpo do Doutor Banner. Agora os dois personagens podem se enfrentar com aquilo que eles possuem: um a força bruta e o outro, a inteligência. Esse encadernado traz o arco roteirizado e desenhado por John Byrne. As histórias foram publicadas pela primeira vez na revista Incrível Hulk números 66 a 73 de dezembro de 1988 e de janeiro a julho de 1989 e em Capitão América número 131 de abril de 1990 pela Editora Abril. Esse encadernado em formato de luxo foi publicado em março de 2022 pela Editora Panini. 

Quando se menciona o nome do quadrinhista John Byrne, os leitores mais antigos de super-heróis costumam arregalar o olho. É bem verdade que o autor/desenhista fez por merecer a fama. Porém a fase dele em O Incrível Hulk foi curta e, segundo a matéria publicada nessa edição, isso ocorreu por desentendimento com o Editor-Chefe Jim Shooter. 

Com relação ao roteiro, ele começa fraco e vai melhorando ao passar das edições. Isso porque as tramas ficam mais rápidas mas com pouco conteúdo, as histórias seguem o modelo que há anos vinha sendo feito com o personagem. 

Porém Byrne deixa umas pontas soltas que o roteirista seguinte, Peter David iria explorar bastante: ele dá relevância ao Doutor Samson que, com os seus conhecimentos em psiquiatria, passa a detalhar sobre a complexidade do psiquismo do herói, ao mesmo tempo que atua como super-herói que antagoniza com os punhos o Gigante Esmeralda. Nessa história Bruce Banner cria uma outra equipe de Caça-Hulks e Byrne aproveita para trazer de volta Rick Jones além de Betty Ross, com a qual o amor com Bammer se amplia e o casal passa a manter cumplicidade por vários anos depois disso. Por mais que o editor discorde da mudança de Byrne, esses elementos foram trabalhados com sucesso por vários anos, provando que ele estava muito errado em pegar no pé do quadrinhista.

Nessa fase curta de Byrne, o que eu mais gostei foram os desenhos. Logo na primeira história o artista além do traço detalhado, passa a utilizar o gradeamento da página como parte da narrativa, o formato dos quadrinhos interage com a ação que está ocorrendo na imagem, deixando-a mais interessante. Além disso os visuais de Bruce Banner, Betty Ross e Rick Jones apresentados aqui foram aproveitados por outros desenhistas. 

Hulk Batismo de Fogo é um encadernado que tem como ponto baixo o fato de não estar entre os melhores roteiros de John Byrne. Por outro lado, os elementos trazidos por essa curta fase são muito aproveitados na fase que se segue a esta, a de Peter David, tornando essa obra importante para quem pretende acompanhar a fase do Hulk Tira-Teima e a do Doutor Hulk. Para os demais leitores que querem apenas uma leitura ocasional, eu recomendo pelos desenhos já que as tramas são apenas razoáveis. 

Compre aqui



Ficha técnica:

Publicado em: março de 2022

Tradução: Douglas Bettioli
Editora: Panini
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Super-heróis
Status: Edição única
Número de páginas: 216
Formato: (17 x 26 cm)
Colorido/Capa dura

Preço de capa: R$ 94,90

Destaque da obra: Casamento de Bruce Banner e Betty Ross

Leia também: 




Comentários