Garimpando na Social Comics - Juiz Dredd Guerra Total

 


Esse arco traz dois enredos ocorrendo simultaneamente: Juiz Dredd é chamado pra responder por um clone seu que está sofrendo muito pelos efeitos da manipulação genética que o criou, a dor é tanta que ele perdeu a vontade de viver mas o seu cérebro devastado precisa de um parente são para decidir sobre a possibilidade da eutanásia. Ao mesmo tempo, Mega-City está sob ameaça do grupo terrorista Guerra Total que exige a retirada dos juízes e o restabelecimento do Estado democrático de direito, caso não ocorra, eles estão dispostos a explodir outras bombas nucleares. Esse arco está nas revistas Juiz Dredd Megazine números 1 a 4 e estão disponíveis na Plataforma Social Comics. 

O roteirista John Wagner consegue fazer as suas críticas a esse universo tecnológico e com Estado totalitário onde os avanços tecnológicos, com a intenção de ampliar o armamento, não levam em consideração as consequências disso nos seres vivos e muito menos nos clones que são considerados algo menor que as demais pessoas. É como se criar vida fosse similar a programar um robô qualquer, ele está ali para servir e as suas dores apenas indicam que ele passou a ser descartável. 

Por outro lado, esse Estado ficcional onde a polícia investiga, atua, julga e sentencia gera insatisfação de parte da população e a qualquer momento alguém utiliza meios extremos para acabar com esse tipo de regime político absurdo. Ao final, a gente tem a impressão que mesmo com as críticas, é como se a política em Mega-City fosse um mal necessário. Até porque é essa modelo fascista (ou a crítica a ele) que mantém pessoas interessadas em ler essas histórias. 

Os desenhos são de Henry Flint que faz um belo trabalho que encanta mais pela ambientação futurista do que a interpretação dos personagens. Porém ainda assim, pelo ritmo da histórias e a sequência dos acontecimentos, se adequa bem a narrativa. 

Juiz Dredd Guerra Total é um ótimo quadrinho. Ainda que as ideias que formam a proposta tenham a sua problemática, eu consigo vê-lo como um futuro distópico com críticas interessantes a esse modelo político nefasto que acabou sendo adotado. Assim como em outras obras, eu encaro não como um exemplo a ser adotado mas como um universo que está ali, é a narrativa que vai agradar ou não e o quanto de conteúdo se pode absorver dela. Assim, as reflexões desse arco e a maneira como os acontecimentos são tratado torna a história interessante. 

Acesse a Social Comics clicando abaixo: 

Juiz Dredd Megazine 1 , Juiz Dredd Megazine 2 , Juiz Dredd Megazine 3 , Juiz Dredd Megazine 4



Leia também na Social Comics: 

Garimpando na Social Comics - Bendita Cura

Garimpando na Social Comics - Miss Davis

Comentários