Hulk retorna das Guerras Secretas com a perna ferida, porém o dano que ele apresenta é bem mais profundo. Isso porque Bruce Banner agora encontra dificuldade pra manter a sua raiva sob controle e o monstro passa a se manifestar com maior frequência, antes disso era o cientista quem tinha o total controle do corpo do Hulk. Essa edição conta com outros destaques: o confronto com ROM, a luta com os Vingadores e marca a saída do Hulk da Terra. Esse encadenado traz histórias que foram publicadas em O Incrível Hulk números 48 a 52 de junho a outubro de 1987 e Capitão América 100 de setembro de 1987 pela Editora Abril. Essa edição foi publicada pela Editora Panini em julho de 2019.
O roteirista Bill Mantlo não só trouxe de volta a selvageria do Hulk como soube conduzir a trama pra que chegasse onde chegou, retomando o status quo do herói. Nos quadrinhos de super-heróis é comum os roteiristas fazer as suas modificações, porém é de praxe que eles entreguem o personagem do mesmo jeito que recebeu, por isso que em tantos casos a evolução dos personagens ocorre raramente. É preciso que o personagem venha de longos fracassos em vendas para absorver a mudança proposta por um roteirista de maneira permanente e claro, se essas modificações atraíram público.
É bem verdade que a razão pela qual Banner perde o controle do Hulk já foi usada algumas vezes, inclusive pelo próprio Mantlo. Porém dessa vez ele soube conduzir com um ótimo argumento. Além disso, a ferocidade do personagem consegue deixar o leitor tenso, já que o Hulk dessa edição deixa de ter a sua conhecida ingenuidade ou a trava de Banner para conter a sua raiva, pra piorar, o herói havia acabado de conquistar a confiança de todos, por isso a sua fúria descontrolada acaba sendo inesperada por eles.
Entre os destaques dessa edição há o encontro do protagonista com o ROM, ele é ciborgue alienígena que um nos anos 80 esteve presente nos quadrinhos da Marvel mas que hoje a empresa não mais possui os direitos de publicação do personagem, o que torna raras as histórias em que ele aparece. Além disso temos na última história uma batalha épica entre o Gigante Esmeralda contra os Vingadores. Após a equipe dos Maiores Heróis da Terra ter sido esmagada, Mantlo encerra o arco do Hulk inteligente, retirando-o desse planeta! A Coleção Histórica Marvel O Incrível Hulk inicia com vários histórias com enredos repetitivos e sem graça mas conclui muito bem.
Inclusive parece que os desenhos de Sal Buscema alcança um outro patamar com um traço mais detalhado e expressivo, o que eu destaco é a história do Sonâmbulo que ficou com um tom de terror no traço que combinou muito com o enredo.
Coleção Histórica Marvel O Incrível Hulk 12 é uma excelente história que conclui muito bem uma fase em que Bruce Banner estava no controle do corpo do monstro. Os autores conseguem retomar a condição de selvageria dele mas com um ótimo desenvolvimento para chegar a esse fim. O tom das histórias surpreende e deixa a leitura tensa e é exatamente por isso que eu recomendo a leitura dessa edição.
Compre aqui (Verifique o preço em formato Kindle)
Ficha técnica:
Publicado em: julho de 2019
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Título encerrado
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada
Preço de capa: R$ 24,90
Leia também:
Coleção Histórica Marvel - O Incrível Hulk 11
Coleção Histórica Marvel - O Incrível Hulk 10
Coleção Histórica Marvel - O Incrível Hulk 9
Comentários
Postar um comentário