Coleção Histórica Marvel - O Incrível Hulk 11



O general Thaddeus Ross é um dos maiores antagonistas do Hulk, ele possui a convicção de que o Gigante de Jade é uma ameaça mas sempre se ateve a disciplina militar. Com o perdão presidencial do Hulk, a coisa desandou... e muito! Ross faz um acordo com MODOK, um poderoso ser criado pelo grupo terrorista Idéias Mecânicas Avançadas (IMA). O acordo dizia que Ross mostraria onde o exército guarda o Abominável em troca da ajuda para destruir o Hulk. As histórias desse encadenado foram publicadas pela primeira vez na revista Incrível Hulk números 41 a 47 entre novembro de 1986 a maio de 1987 pela Editora Abril. A Editora Panini publicou essa edição em abril de 2019. 

O roteirista Bill Mantlo traz um vilão interessante para as páginas do Hulk: MODOK. Ele é uma pessoa cujas habilidades foram acrescidas artificialmente e acaba adquirindo muita inteligência e poderes mentais. Isso faz com que ele se recuse a ser subjugado pela IMA que passa a vê-lo como uma ameaça. MODOK, que tem seus próprios planos de domínio sobre a IMA, tortura e ameaça o Abominável que teme enfrentar o Hulk. Para ampliar o drama do enredo, a cientista que estava colaborando com Banner revela-se uma agente da SHIELD e o robô em formato de bola voadora, que estava apaixonada por Banner, decide que ela deveria ser morta. 

As histórias em especial dessa edição trazem em mim saudosismo. Uma das histórias fazia parte da minha coleção na infância. Eu lembro que a revista já estava se despedaçando de tão velha e chegou ao ponto de eu ter que retirar da minha coleção, assim aproveitei para recortá-la para enfeitar com personagens as gavetas onde eu a guardava. Nessa época, lembro  de ter um certo temor da imagem grotesca de MODOK com uma cabeça que nunca sustentaria aquele corpo. Além disso, eu chegava a ter pena do pavor que o Abominável sentia de apanhar novamente do Hulk e da minha surpresa de encontrar um Hulk inteligente, muito diferente do personagem que eu conhecia do seriado.  


Deixando minhas lembranças de lado e retomando aos destaques da edição, uma das histórias é sobre o general Ross e conta como se deu a decisão de se aliar a MODOK e como ele se sentiu por fazer aquilo. Quem conta é a editora da edição original Ann Nocenti. A narrativa é feita de um ponto de vista tão pessoal que acaba convencendo o leitor sobre as motivações e os sentimentos do personagem. É impossível não lembrar da própria maneira como Nocenti fez os roteiros em Demolidor com essa pegada mais existencial que acaba tornando o personagem muito bem construído. Essa é uma das histórias imprescindíveis para compreender esse general que sempre antagonizou o Hulk. 

Os desenhos são de Sal Buscema mas contou com a colaboração de Jim Mooney, Joe Sinnott, Carlos Garzon, Ferry Talaoc. É esse último que confere aos esboços de Buscema um tom detalhado que acaba dando uma seriedade maior às páginas, essa dupla é de longe a melhor comparado ao trabalho apresentado pelos demais colaboradores citados. 

Coleção Histórica Marvel O Incrível Hulk 11 é um ótimo quadrinho que traz logo de início o embate contra MODOK e o Abominável que vale a leitura. Porém as histórias que mais me conquistaram foram as com um teor mais contemplativo como a que traz as motivações do General Ross e a que faz com que Bruce Banner perceba as consequências da destruição do Hulk na vida de pessoas comum que não tem nada a ver com o conflito dele com o exército, como ele tinha poucas lembranças do que o monstro fazia, só agora tendo o controle do corpo do Hulk é que ele poderia saber a consequência em detalhes das suas batalhas. 





Ficha técnica: 
Tradução: Eric Novello
Publicado em: abril de 2019
Editora: Panini
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Título encerrado
Número de páginas: 164
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 24,90

Leia também: 






Comentários