Acasos do Destino - a memória da participação espanhola na Segunda Guerra

 


Quando se comenta sobre a Segunda Guerra Mundial geralmente fixa-se em como os principais Países Aliados enfrentaram os Países do Eixo porém isso faz com que a participação de várias outras nações ficasse apagada. O espanhol Paco Roca trouxe à tona uma história desconhecida de um batalhão que se comprometeu a libertar a França do domínio nazista. Essa HQ ganhou vários prêmios dentre eles: Prêmio Zona Cómic de Melhor Quadrinho Espanhol de 2013, Grande Prêmio Romics de 2014 (Roma), Prêmio de melhor obra em espanhol do Salão Internacional de Quadrinhos de Barcelona de 2014, Prêmio da Crítica de 2014 de melhor obra e melhor roteirista espanhol. A Editora Devir publicou essa obra em dezembro de 2022. 

O governo espanhol estava sendo ocupado pelo nazismo e um batalhão que estava lutando contra isso foi impedido de permanecer no país. Porém com o avanço dos Aliados, eles conseguiram encontrar refúgio na Argélia e de lá eles iriam contribuir na Guerra na expulsão dos nazistas na França. Paco Roca tem acesso a essas informações através de entrevistas com um antigo soldado chamado Miguel Ruiz, ambos são personagens dessa história, já que Roca se retrata desde a aproximação com Ruiz até os detalhes dos encontros durante as entrevistas. 

Eu não gosto nada da comparação dessa obra com Maus, aliás o que ambas tem em comum é o fato de ser um quadrinho reportagem em que o autor entrevista um sobrevivente da guerra. Maus tem como foco a difícil condição de sobrevivência de civis judeus em território alemão e acaba sendo uma narrativa cujo aspecto emocional é intenso. Já Acasos do Destino tem a intenção de narrar como um batalhão militar atuou nesse período e detalha acontecimentos da época e as estratégias utilizadas. Em alguns momentos os soldados pareciam estar se divertindo, uma compensação a uma longa vivência de uma situação limite para que eles pudessem suportar a proximidade constante com a morte. Um detalhe que chamou a minha atenção foi o fato de, mesmo o território argelino estar treinando soldados, a Argélia não iria fazer parte do conflito final com os aliados para evitar que houvesse a imagem de povos não brancos fazendo parte da libertação do mundo do nazismo. 

O autor utiliza de uma narrativa que descreve a sucessão de acontecimentose explora pouco a situação emocional mais intensa dos personagens. Além disso ele utiliza as cores para deixar sinalizado o tempo, quando Roca se representa fazendo as entrevistas as páginas estão em preto e branco. As cores só aparecem quando são representadas os relatos dos acontecimentos com uma escolha delicada de tons pastéis. 

Com relação a edição, como se trata de um resgaste histórico bem específico da Espanha, faltou uma introdução que explicasse melhor o contexto da época. Muitas vezes as Editoras brasileiras trabalham as suas publicações como se fossem apenas uma história sendo contada e deixa de apresentar paratextos que poderiam complementar a leitura. É bem verdade que ao final há uma entrevista em que se explica alguns detalhes dos acontecimentos e que ficou bem interessante porém faltou um texto que pudesse inserir melhor o leitor brasileiro naquela realidade  já que o leitor espanhol tem um conhecimento sobre os acontecimentos que antecederam a Segunda Guerra na Espanha, informações desconhecidas pelo leitor brasileiro.  

Acasos do Destino é uma ótima obra para entender o quanto países acabaram sendo ocultados desse momento histórico, pessoas que perderam sua vida para enfraquecer o enorme exército alemão e que além de terem a sua participação esquecida, teve que ver a aliança ignorar graves problemas do pós guerra que o seu país passaria a viver. A obra acaba sendo um justo resgaste histórico sobre figuras esquecidas que combateram o horror do nazismo. A obra inclusive não tem a intenção de ser uma narrativa dramática mas consegue ao final trazer um momento bem tocante. 

Compre aqui



Ficha técnica: 

Título Original: Los surcos del azar 

Editora original: Astiberri

Roteiro e arte: Paco Roca

Tradução: Jana Bianchi

Formato: 20 x 26 cm

Estrutura: 352 páginas coloridas, papel 

offset 120 g, 

Acabamento: capa dura

Peso: 1.100 g (estimado)

Lombada: 3 cm (estimado)

Área de interesse: Espanha, Segunda 

Guerra Mundial

Público: Adulto

Preço: R$ 199,00



Leia também da Editora Devir: 

Rugas - a Graphic Novel que reflete sobre o envelhecimento

A Casa - a HQ saudosista de Paço Roca

Como Antes - o vencedor do Angouleme publicado pela Editora Devir

Vênus Invisível Coleção de Histórias Curtas - O Melhor de Junji Ito

Creepie Apresenta - Bernie Wrightson



Comentários