Essa é uma coletânea de contos curtos de terror de Junji Ito ainda no início de sua carreira. Aqui é possível conhecer alguns autores que serviram de inspiração para a sua obra seja quando ele adapta contos deles ou quando ele se coloca como personagem narrando como foi a experiência de transformar em quadrinhos o roteiro do filme de um ídolo. A Editora Devir publicou o mangá em agosto de 2022.
Eu vou comentar os contos que mais me chamaram a atenção:
- Poltrona Humana é a adaptação de um conto de Ranpo Edogawa sobre uma escritora que procura uma poltrona e descobre um conto macabro de uma outra escritora que escrevia numa poltrona onde habitava um homem. O grotesco dessa história é bem a cara de Junji Ito que, ao mesmo tempo em que assusta o leitor, cria personagens que com o tempo naturaliza situações horripilantes.
- Vênus Invisível conta a história de Mariko, uma linda garota fascinada por OVNIS, num dia após visualizar um deles no céu, os garotos próximos a ela, que também viram o objeto alienígena, não conseguiam mais vê-la de perto. Essa é uma história de ficção científica mas que acaba utilizando o terror a partir da intencionalidade dos atos de alguns dos personagens da história.
- Mestre Umezz e Eu mistura autobiografia com ficção ao contar a história de como o autor encontrou a obra de um ídolo do terror e anos depois quadrinizou um filme dele. Ito aproveita pra inserir na história elementos ficcionais com doses de situações exageradas pra dar um tom de humor.
- Uma outra adaptação de um conto de Ranpo Edogawa é Uma Paixão que não é deste Mundo em que uma esposa descobre a traição do marido e encontra uma situação inusitada. Aqui além do suspense, o autor aproveita pra inserir uma crítica a sociedade que tem um apreço excessivo pela jovialidade feminina.
Vale lembrar que nem todos os contos são inéditos, a Editora Devir já havia publicado pelo menos dois deles em outros livros.
Para quem nunca leu uma obra de Junji Ito, Vênus Invisível não é o que eu recomendaria pra ler como introdução. Esse quadrinho é mais voltado para colecionadores ou demais admiradores do artista, por permitir ver a sua evolução. O traço do autor está distante do melhor do seu potencial em vários contos, assim como a própria narrativa. Entretanto Junji Ito é um artista tão diferenciado que até o material do início de carreira é comparativamente melhor do que muitos autores da atualidade.
Ficha técnica:
Volume único
Editora original: Shogakukan
Roteiro e desenhos: Junji Ito
Tradução: Arnaldo Oka
Formato: 17 x 24 cm
Estrutura: 276 páginas PB com páginas
coloridas e um pôster colorido
Acabamento: brochura com sobrecapa
Peso: 0,527 kg
Lombada: 1,7 cm
Área de interesse: terror, sobrenatural
Público: adulto
Preço: R$85,00 (estimado)
Leia também da Editora Devir:
.Zoo no Inverno - uma história romântica de um mangaká iniciante
Marcha para a Morte! - o mangá que escancara o horror e a estupidez da guerra
Nonnomba - o mangá que mostra o folclore japonês
Comentários
Postar um comentário