A Saga do Demolidor 8 - A jornada de superação do Demolidor pelo inferno!

 Finalmente chega ao fim o decepcionante arco do Demolidor no Inferno. Após isso há uma história completa do Homem sem Medo com o Capitão América e em seguida inicia um arco com o retorno do personagem a Cozinha do Inferno. As histórias desse encadernado foram publicadas em Superaventuras Marvel números 138 e 139, 141, 143 e 144 publicados pela Editora Abril em dezembro de 1993 e entre janeiro e junho de 1994. A Editora Panini publicou essa edição em outubro de 2022. 

O arco do Demolidor no inferno dá um ponto final na participação dos Inumanos que estão em busca do filho do Raio Negro, aproveita pra finalizar o embate de Brandy e Número Nove, o que acaba sendo um alívio porque esse é um arco ruim em comparação as demais histórias roteirizadas por Ann Nocenti. Esse é um arco dinâmico cheio de cenas feias com demônios que ficaram por conta do traço de John Romita Junior, a capa horrível já é um bom indicativo do que eu estou falando. Há momentos que há uma reflexão ou outra sobre o papel dos personagens na história, mas o fato é que a sensação de ler isso é comparável a participação foguete do Surfista Prateado: ninguém entende porque ele entrou e nem lembra como acabou. 

Em seguida vem o alívio: Demolidor retorna a Nova York e tem um encontro com o Capitão América. Essa é apenas uma única história mas a autora consegue trazer um Sentinela da Liberdade interessante. Isso porque traz um personagem questionador dos absurdos que os EUA cometem e que aponta as contradições de uma nação que se vende como defensora da liberdade mas está sempre disposta a restringir a mesma dentro e fora dos seus territórios. Eu indico uma reflexão do historiador Márcio Rodrigues sobre uma comparação entre a tradução feita pela Abril nos anos 90 com o dessa edição (clique aqui).

Além dos desenhos de John Romita Júnior há a participação de Mark Bagley e Lee Weeks. O primeiro faz um bom pão com ovo padrão dos quadrinhos de herói que me agradou nessa história reflexiva que enaltece o Capitão América. Weeks já traz um traço estranho com ênfase na expressividade dos personagens mas que não desagrada. 

A Saga do Demolidor 8 conclui de maneira decepcionante o arco que já iniciou sem entusiasmo do personagem no Inferno enfrentando o Coração Negro. O que salva a edição é o que vem em seguida quando a roteirista Ann Nocenti pode retomar os conflitos urbanos misturado com uma reflexão social que ela faz tão bem. 

Compre aqui

Ficha técnica: 

Publicado em: outubro de 2022

Comentários